Notícia

Visitadora do Programa Criança Feliz de Picuí Conquista Premiação pelas Boas Práticas Desenvolvidas Durante a Pandemia

por Kamylla Salusto Publicado em 11/12/2020 às 09:48

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, através da Secretaria de Assistência Social conquistou mais uma premiação, desta vez da visitadora do Programa Criança Feliz de Picuí, Ozineide Cristina Fernandes de Freitas, que foi reconhecida nacionalmente, entre os(as) 100 melhores visitadores(as), pelas boas práticas desenvolvidas nas visitações durante a Pandemia de COVID-19.
Trata-se do cuidado e compromisso da Assistência Social do município que, ao promover capacitação e desenvolver os trabalhadores e visitadores, pode contribuir de forma significativa para o alcance de resultados positivos, dignos de reconhecimento e premiações.
No contexto da COVID-19, os desafios e dificuldades são intensificados, em que programas de visitas domiciliares tiveram que se (re)adaptar a nova realidade ou estiveram suspensos. Visto isso, os profissionais estão ampliando seus conhecimentos e experiências, ao criarem estratégias e adaptando soluções para apoiar, de maneira segura, as famílias, seja por visitas por telefone, vídeo-chamadas ou visitas com o cuidado e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, com o distanciamento social e entrega de materiais para estas famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz.
Neste sentido, o prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia tem como finalidade identificar, destacar e reconhecer os profissionais pelas suas boas práticas de desenvolvimento infantil, estímulo às crianças e o respectivo fortalecimento das famílias na primeira infância nos programas adaptados durante a Pandemia de COVID-19.
Vale ressaltar que a visitadora social do programa Criança Feliz de Picuí, Ozineide Freitas, desenvolve seu trabalho de visitação domiciliar, oferecendo apoio e orientação aos pais e cuidadores, desde 2017, promovendo o desenvolvimento infantil, e que neste período de pandemia realizou visitas remotas e socioeducativas através das redes sociais das mães e responsáveis pelas crianças beneficiadas com o programa assim como as gestantes. Atualmente, Ozineide atende 33 famílias, sendo 3 gestantes.
O Programa Criança Feliz tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento humano, por meio do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil, na primeira infância, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento do bebê e os cuidados necessários, colaborar de forma significativa no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos familiares e o respectivo papel social das famílias para a função do cuidado e da educação das crianças, até os 6 anos, e integrar e fortalecer ações de políticas públicas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
O município de Picuí, com mais esta importante premiação conquistada pelo programa e pela Secretaria de Assistência Social, passa a ter visibilidade nacional no que se refere às ações desenvolvidas para com a Primeira Infância.
Na íntegra, confira o certificado de premiação conquistado por Ozineide: