20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2020 às 09:52

Neste dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo momentos de reflexão acerca da importância deste dia.

A consciência negra refere-se ao processo de tomada de consciência de um afrodescendente acerca de suas raízes e tradições históricas, bem como de toda a violência causada pelo racismo. O termo também está muito associado com a data comemorativa do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.Podemos dizer que a expressão “consciência negra” faz menção à tomada de consciência histórica e cultural da pessoa enquanto afrodescendente. Essa tomada de consciência está relacionada com o processo em que a pessoa se percebe negra e se identifica com as suas raízes históricas e culturais, situações relacionadas com a formação da identidade de um indivíduo.