Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza Ação em Alusão a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

por Kamylla Salusto Publicado em 19/10/2021 às 10:21

A Prefeitura Municipal de Picuí etá apoiando a campanha de conscientização acerca do câncer de mama, neste mês de outubro, em que a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Picuí, realizou com sucesso, nesta última segunda-feira (11), uma palestra em alusão à Campanha Outubro Rosa, com a temática acerca da prevenção ao Câncer de mama, no ponto de apoio da Vigilância Ambiental.
O evento foi coordenado pela Técnica em Saúde do Trabalhador do município, Vanuza Oliver, tendo como palestrante a enfermeira Karoline Marques, que abordou de maneira objetiva e reflexiva o tema. No primeiro momento, foi realizada a palestra e em seguida, um momento com meditação de relaxamento e técnicas de Técnica de Liberação Emocional- EFT.
Vale ressaltar que participaram da ocasião, os profissionais da Secretaria de Saúde: Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Vigilância Ambiental e da Secretaria Municipal de Assistência Social: Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar. Participaram também os estagiários da Escola Estadual Professor Lordão.
O Outubro Rosa trata-de de uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador, segundo a coordenadora Vanuza Oliver, compreende um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho; intervenções sobre fatores de risco, ambientes e processos de trabalho, até as ações relativas ao acompanhamento de indicadores para fins de avaliação da situação de saúde e articulação de ações de promoção da saúde e de prevenção de riscos.