Notícia

Vigilância Ambiental alerta para alto índice de infestação predial do Aedes Aegytpi em Picuí

por Janderye Macedo Publicado em 15/08/2023 às 10:10

A reportagem do jornal municipal teve acesso ao último Levantamento do Índice Rápido Amostral (LIRA) realizado em 2023 pelos agentes de endemias em Picuí. De acordo com os números, o bairro com maior índice registrado foi o Francisco de Adauto com 42% dos imóveis com focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Os dados da amostra são coletados a cada três meses e servem para que a vigilância ambiental monitore os bairros da cidade. Ainda de acordo com o levantamento, dos 423 imóveis inspecionados, 72 estavam com focos. Com essa estatística, o Índice de Infestação Predial é de 17%. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, o nível aceitável é abaixo de 1,8%.

Veja abaixo a porcentagem de infestação por bairro de acordo com levantamento da vigilância:

 










As medidas de prevenção contra o mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya são simples e sempre orientadas pelos agentes que visitam as casas a cada dois meses levando em consideração a quantidade de imóveis no município e os agentes nas ruas.

As medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti são de extrema importância devido ao papel desse vetor na transmissão de doenças graves para os seres humanos. Além das doenças citadas acima, o mosquito ainda transmite a febre amarela. O mosquito Aedes aegypti é um vetor eficiente na transmissão de várias doenças que podem levar a complicações de saúde severas, hospitalização e até mesmo a morte. A dengue, por exemplo, pode causar febre alta, dores intensas, sangramento e, em casos graves, choque e hemorragia. 2.