VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE PICUÍ PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO CEREST/CG

por Kamylla Salusto Publicado em 23/02/2023 às 14:36

A Vigilância em Saúde do Trabalhador de Picuí participou no dia 14 de fevereirode uma Capacitação Continuada em Saúde do Trabalhador, na cidade de Campina Grande, realizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - CEREST/CG queteve como público alvo as Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador dos 70 municípios que fazem parte da II Macro Região de Saúde da Paraíba.

Referência Técnica em Saúde do Trabalhador do município de Picuí é a Técnica em Segurança do Trabalho Maria José que participou ativamente da capacitação.

O evento também contou com a presença do o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Raulino Maracajá, que na sua fala, enfatizou a importância notificações de acidentes e doenças relacionadas ao de trabalho e a responsabilidade dos municípios em relação à saúde do trabalhador.

Na ocasião, foram discutidos assuntos acerca da saúde do trabalhador, bem como: elaboração do Plano Anual de Saúde do Trabalhador, notificação de acidentes de trabalho, atribuição das referências técnicas, critérios para avaliação do Programa Qualifica Município, entre outros.

É importante salientar que de  acordo com a Resolução Nº 603 de 08 de novembro de 2018, os municípios devem constituir referência técnica em Saúde do Trabalhador organizada em núcleo, coordenação, gerência ou programa (de acordo com a estrutura institucional), cuja composição será definida em função da população do município.

As referências técnicas devem promover processos contínuos de capacitações para os técnicos da rede SUS de forma integrada e na perspectiva de compartilhamento de saberes.

Os Indicadores do Qualifica Município tem como objetivos: Implantar/implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com intuito de mensurar a qualidade da atuação dos municípios da 2ª Macrorregião em toda Rede de Atenção a Saúde -RAS; Subsidiar processos de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas e ações de saúde direcionadas para a qualificação dos municípios; Reduzir e controlar a ocorrência de doenças e agravos relacionados ao trabalho.