Notícia

VI Plenária do Orçamento Participativo conta com participação das famílias agricultoras residentes do Sítio Lajedo Grande e comunidades circunvizinhas

por Kamylla Salusto Publicado em 12/05/2025 às 10:24 306 Visualizações

Na noite do último sábado (10), foi realizada com sucesso a VI Plenária do Orçamento Participativo 2026-2029, no Sítio Lajedo Grande, na sede da COASC. Essa ação visa fortalecer o diálogo direto entre a gestão municipal e a sociedade civil.
Na oportunidade, estiveram presentes, o prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira, o vice-prefeito, Patrício Dantas, a secretária de Planejamento, Rita de Cássia Dantas, os demais secretários municipais, o procurador jurídico, Dr. Wanderley Dantas, os vereadores representando o Legislativo Municipal, e a equipe técnica responsável pela organização e logística do Orçamento Participativo. O momento esteve voltado para a população da zona rural, de maneira que os mesmos puderam participar ativamente das discussões, sugerindo melhorias ajudando a definir as prioridades para o futuro de Picuí.
Durante o evento, foi explicada a metodologia e relevância da plenária, bem como também foram ressaltados os benefícios que a comunidade de Lajedo Grande e sítios circunvizinhos conquistaram nos últimos 8 anos, através das demandas solicitadas no Orçamento Participativo, levando em consideração as reais necessidades da população, de forma que o Orçamento Participativo (OP) enquanto instrumento de gestão democrática, permite a população ter o poder de decisão, de maneira direta, onde serão aplicados os recursos públicos. Por meio das plenárias, moradores das zonas urbana e rural podem apresentar demandas, sugerir melhorias e votar nas prioridades para seus bairros e comunidades. Esta iniciativa vem reafirmando o compromisso da administração municipal com a transparência, a participação popular e a construção coletiva das políticas públicas.
No momento, foram proferidas as demandas solicitadas, via questionário disponibilizado no início da plenária, para que a população presente pudesse votar e escolher as 3 prioridades do Orçamento Participativo para a zona rural. Com isso, foram escolhidas as demandas: Reforma e ampliação da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo (31 votos), construção de um novo posto de saúde no Sítio Lajedo Grande (25 votos) e construção do açude Choquinho do Lajedo Grande (21 votos).
No final do evento, foram escolhidos: como representante titular da comunidade do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, a senhora Micaela, e como representante suplente, a senhora Ana Paula.
O prefeito Ranieri Ferreira destacou o seguinte: "Foi um prazer participar desse evento tão importante e produtivo, que demonstrou o compromisso da nossa comunidade com a democracia participativa. Houve uma ótima participação popular nessa plenária, mostrando que os picuienses que residem na zona rural e estão engajados e dispostos a contribuir para o desenvolvimento do nosso município. A discussão sobre as prioridades orçamentárias foi rica e produtiva, e estou grato pela oportunidade de ouvir as sugestões e ideias da população", pontuou o prefeito.
Confira os melhores momentos da VI Plenária do Orçamento Participativo realizada no Sítio Lajedo Grande.
Galeria de fotos
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.