UEPB e Prefeitura de Picuí dão prosseguimento aos estudos dos sítios arqueológicos picuienses

Publicado em 26/11/2020 às 07:38

Na manhã da última quarta-feira, 25 de novembro, em visita técnica a Picuí, o arqueólogo Dr. Juvandi de Souza deu continuidade às atividades de pesquisas e catalogação dos sítios de arte rupestre do município, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Picuí e a Universidade Estadual da Paraíba.
Os estudos prosseguiram no Complexo de Sítios Arqueológicos do Riacho da Pimenta, que fica localizado a 22km da cidade de Picuí, na região norte do município. Segundo o professor Dr. Juvandi de Souza, “até o momento,  nove sítios foram identificados,  todos com presença de gravuras rupestres e alguns com gravuras e pinturas.  Esse complexo, possivelmente, será a primeira área arqueológica do município de Picuí a ser a aberta à visitação pública,  isso depois de alguns estudos prévios e liberação por parte do Iphan. Ainda visitamos o cemitério de bexigentos na Comunidade Conceição, e a meta nesse local sagrado para muitos, é de melhorar a sua estrutura, viabilizando o recebimento turístico e  a visita de pessoas da própria comunidade, completou o arqueólogo.
Dr. Juvandi de Souza foi até o “Complexo de Sítios Arqueológicos da Barra do Pimenta” e ao “Cemitério dos Bexiguentos” acompanhado por Ian Cordeiro (estudante do curso de História-UEPB), Udenilson Silveira (membro do Conselho Municipal de Turismo de Picuí – COMTUR) e Wedson Lima (integrante da Associação Trilhas na Caatinga de Picuí).