Treinamento é Realizado Acerca da Segurança no Manuseio de Resíduos de Serviços de Saúde

por Kamylla Salusto Publicado em 25/05/2021 às 17:26

Na última quarta-feira (19/05), foi realizado um treinamento com os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura que lidam com a coleta de Resíduos de Serviços de Saúde- RSS. O treinamento foi ministrado por Vanuza Oliver- Técnica em Saúde do Trabalhador do município. Foram abordados diversos temas relativos à saúde e segurança dos trabalhadores como: geração, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos; segurança no manuseio e políticas de biossegurança e problemas inerentes à coleta de RSS municipal.
O treinamento foi muito participativo, contando não apenas com a presença dos servidores, mas também com o Secretário de Infraestrutura, Fernando Araújo.
A coleta dos RSS nos estabelecimentos de saúde do município é realizada quinzenalmente pelos servidores da infraestrutura e são acondicionados no Centro de Acondicionamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Prefeitura e também quinzenalmente, é realizada a coleta pela WAST, empresa prestadora de serviços, a mesma dará a destinação final desses resíduos.
O gerenciamento de RSS tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar destino seguro, de forma eficiente e segura, visando a proteção dos profissionais que realizam seu manejo, a preservação da saúde pública dos recursos naturais e do meio ambiente. Ao final, foi realizado um sorteio de máscaras doadas pelo Ministério Público do Trabalho MPT.