Técnica em Saúde do Trabalhador participa do 1° Encontro Paraibano dos SESMTS

por Vanusa Oliver Publicado em 10/08/2023 às 11:28

A Técnica em Saúde do Trabalhador de Picuí, Vanuza Oliver, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, participou do 1° Encontro Paraibano dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho no Setor Público, em Cabedelo- PB, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Picuí. O evento aconteceu no último dia 28/07.

Vários profissionais de segurança e saúde do trabalho e servidores públicos em geral estiveram presentes. A data lembrou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Acidentes do Trabalho – 27 de julho.

O objetivo do encontro pioneiro é a interação entre os setores públicos do estado na promoção de segurança e saúde ocupacional dentro das organizações. Iniciativas do gênero são fundamentais para fomentar as discussões sobre como evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, diminuindo o absenteísmo e valorizando os servidores públicos com a concepção de ambientes saudáveis.

O evento contou ainda com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho da Paraíba, do Tribunal Regional do Trabalho da 13° região e do superintendente do Ministério do Trabalho na Paraíba, Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador  -CEREST Estadual, entre outras autoridades.

Sobre o SESMT

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visa a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional e é composto por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar/técnico em enfermagem do trabalho, obedecido o Anexo II da NR 4.