Solenidade de Abertura da Semana Municipal de Leitura é Realizada em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 25/07/2022 às 18:10

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou com sucesso o Café com Leitura, abrindo oficialmente a Semana Municipal de Leitura 2022, que tem como tema: “A Semana de Arte Moderna e suas Influências”.
Na solenidade oficial, estiveram presentes, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, e as equipes técnicas responsáveis da Rede Municipal de Ensino e da Educação Picuiense.
Os alunos da Rede Municipal de Ensino, as equipes das escolas municipais e a Filarmônica Coronel Antônio Xavier estiveram realizando apresentações culturais importantes, ressaltando a importância da Semana de Arte Moderna e suas representações.
Para a secretaria de Educação, Cultura e Desporto, trabalhar a Semana de Arte Moderna que foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, reunindo diversas apresentações de dança, música, recital de poesia, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras socioeducativas. Os artistas da época traziam para as suas representações artísticas e culturais uma nova visão de arte, com uma estética inovadora, inspirada nas vanguardas europeias. Este evento, por sua vez possibilitou que novas visões acerca da arte e dos processos artísticos, contribuindo para importantes mudanças na estética e para o movimento modernista brasileiro.
Neste sentido, a secretária de Educação, Guia Lucena, ressaltou que para a ocasião “as equipes pedagógicas trouxeram apresentações com estilos artísticos  diversificados, trabalhados entre os alunos e os professores, de forma que a aprendizagem fosse significativa acerca da importância da Semana da Leitura trabalhar a temática voltada para a Semana de Arte Moderna”, pontuou a secretária.
O prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, em seu pronunciamento destacou “a importância de incentivar a leitura das crianças e adolescentes picuienses, provocando o senso crítico e criativo, melhorando consideravelmente o desenvolvimento intelectual para o exercício da cidadania”, afirmou o chefe do executivo municipal.
Abrindo as apresentações musicais e artísticas do evento, a Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo realizou sua participação com as músicas Trenzinho Caipira e Bachianas Brasileiras n 5, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que foi um dos maestros e compositores brasileiros mais originais do século XX. A apresentação da Filarmônica foi regida pelo maestro Luiz Carlos de Lima Filho.
Em seguida, os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais Ana Maria Gomes e Presidente Tancredo de Almeida Neves, coordenados pelas professoras Lenilda Azevedo e Ionara Dantas, juntamente com a coordenadora do AEE, Geana Souza. A apresentação artística realizada foi com a música “O Caderno”, de Toquinho.
Dando prosseguimento ao Café com Leitura, foi apresentada a música “Aquarela” de Toquinho, pelos alunos da turma de Pré I da EMEF Maria do Socorro Farias de Macedo, coordenados pela professora Silvana Santos. Após esta apresentação, os alunos do Pré I e Pré II do Centro de Educação Infantil Marta Maria apresentaram a música “Abelhas” de Vinícius de Moraes, coordenados pelas professoras Paula e Hilene.
O aluno David Silva da EMEF Antônio Ferreira da Costa, da comunidade rural Lajedo Grande, declamou o poema “O Gato” de Vinícius de Moraes, coordenado pela professora Maria Betânia, encantando a todos os presentes no Auditório e na Live oficial.
Encerrando oficialmente o Café com Leitura, com maestria, o Coral da EMEF Pedro Henriques da Costa, coordenado pelo instrutor musical, Cássio Lima, apresentaram as músicas “O Caderno”, de Toquinho, “Era uma vez”, de Sandy e Júnior,  e “Asa Branca”, de Luís Gonzaga.
Vale ressaltar que a Semana Municipal da Leitura tem por finalidade promover a (re)construção do conhecimento, por meio da leitura social e contextual, colhendo encantamentos e novos leitores, proporcionando a aprendizagem significativa e do desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a criticidade, a reflexão para o exercício da cidadania, por meio das linguagens artísticas e representações culturais.
O evento foi um sucesso e foi transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação de Picuí e marcou oficialmente a abertura da Semana de Leitura, em Picuí. Ao longo desta semana, a Rede Municipal de Ensino estará com uma programação inteira voltada para a Semana de Arte Moderna e suas Influências.