Semana Pedagógica 2022 é realizada com sucesso em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 14/02/2022 às 14:23

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou a Semana Pedagógica 2022, entre os dias 2 e 11 de fevereiro, seguindo a programação oficial virtual realizada pela Rede Municipal de Ensino.

A Secretária de Educação, Guia Lucena, ressaltou a importância sobretudo na construção de conhecimentos referentes à temática Desafios e transformações da Educação na atualidade”. Devido a pandemia de COVID-19, o evento, neste ano aconteceu de forma online com todos os professores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino.

O Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, realizou um pronunciamento na cerimônia de abertura mencionando os desafios que a Educação vem enfrentando, das conquistas alcançadas pela Rede Municipal de Ensino, com aprovações, premiações e reconhecimentos, bem como da respectiva importância da Semana Pedagógica, sobretudo, no que diz respeito aos momentos de formação e construção do saber.
Finalizando o evento, a secretária Guia Lucena, apresentou o corpo docente e profissional que atuará neste ano em cada Unidade Escolar, bem como levou ao conhecimento de todos os presentes na ocasião o calendário letivo 2022, com suas respectivas implicações e observações.
Diversas palestras já aconteceram, a exemplo das palestra com Eloíza Lima  e com o professor Fábio Ferreira.  Toda a equipe da Educação de Picuí, professores, motoristas, auxiliares de serviço, merendeiras e todos o corpo técnico administrativos participaram de palestras essa semana.
De acordo com Guia Lucena, as aulas serão presenciais seguindo todos os protocolos de segurança de enfrentamento a Covid 19 e se iniciam no dia 14 de fevereiro, porém o funcionamento se dará com a divisão das turmas. “Nós vamos dividir as turmas em 50% e em dois grupos. Grupo 1 e 2, de modo que todos tenham acesso aos conteúdos. Essa é uma forma de segurança para que não tenhamos aglomerações nesse momento de pico da Covid no nosso município”, concluiu a secretária.

Veja como será a divisão:
Educação Infantil ao Fundamental Menor
Grupo 1- aulas serão nas segundas, terças e quartas. Grupo 2 nas quintas e sextas. Na semana seguinte as aulas para o Grupo 1 serão nas segundas e terças, e para o Grupo 2 nas quartas, quintas e sextas.
Fundamental Maior
Do 6º ao 9º ano, Fundamental Maior, em que são trabalhadas 10 disciplinas, a secretária informou que as turmas também serão divididas em dois grupos. Grupos 1 e 2.
Grupo 1 – Semana 1
Grupo 2 – Semana 2
A secretária informou que nas reuniões de pais, as escolas informaram o grupo que cada aluno pertence. E que ao final de fevereiro, mediante o monitoramento dos casos de Covid 19, em Picuí, haverá reunião pra definir. “Se o número de casos baixarem voltaremos com 100%, com aula normal”, completou Guia Lucena.
A Articuladora Pedagógica, Maria de Fátima falou acerca da atividade da busca ativa escolar que é de extrema importância para garantir que as crianças tenham esse direito. Tudo pautado na legislação vigente do país. “Os gestores escolares deverão fazer o levantamento das matrículas e os que ainda não fizeram a matrícula, o gestor deve buscar a família e garantir a vaga da criança na rede municipal de ensino” concluiu a articuladora.
Vale ressaltar que ao longo das duas últimas semanas, momentos de construção do conhecimento foram promovidos para todos os professores e profissionais da Rede de Ensino, visando proporcionar melhorias na Educação Picuiense.
Confira um pouco acerca da programação oficial da Semana Pedagógica 2022, logo abaixo.