Semana Municipal da Leitura Virtual é Realizada com Sucesso pela Rede de Ensino

por Kamylla Salusto Publicado em 23/04/2021 às 16:58

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da participação, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou entre os dias 19 e 23 de abril, a Primeira Edição da Semana Municipal de Leitura Virtual em toda a Rede Municipal de Ensino, com uma série de atividades, dinâmicas e apresentações envolvendo alunos, professores e comunidade escolar.

O evento aconteceu de forma online, em que foi transmitido pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Picuí, bem como pelo canal do You Tube da Secretaria de Educação, e grupos escolares nas plataformas digitais e redes sociais. A semana foi marcada por muito encantamento, musicalidade, resgate da nossa cultura local, com apresentações dos alunos e professores.

Outro momento importante para a Semana foi o Bate Papo Literário com importantes escritores do município e do Nordeste. Participaram do momento: as picuienses Fabiana Agra, jornalista, escritora e advogada que escreveu livros contando a história do município, Virna Lúcia que é professora pelo IFPB e escritora acadêmica, e Domingos Pascoal, advogado, escritor e membro da Academia Sergipana de Letras. O evento foi enriquecedor para toda a Rede Municipal de Ensino, pois fomentou e proporcionou a construção de novos conhecimentos e a valorização da literatura brasileira.

Ao longo da semana, os alunos participaram do Jornal Municipal, no rádio, com a contação de histórias e leituras de poemas, bem como os professores e comunidade escolar trabalharam em suas aulas a importância da leitura, enquanto prática social, com a interpretação e teatro com histórias da literatura infantil brasileira, marcando assim a primeira edição deste evento que aconteceu virtualmente.

Para a secretária de Educação, Guia Lucena, "trata-se de um passo importante da Educação picuiense para a construção de saberes, pautados na dialogicidade e na ludicidade, com atividades dinâmicas que promovem o protagonismo dos alunos, fomentando a aprendizagem significativa, nesse período de aulas remotas", pontuou a secretária.