Secretaria Municipal de Saúde promove Reunião Oficial para tratar do Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde

por Kamylla Salusto Publicado em 23/02/2022 às 13:40

Nesta última segunda-feira (21), aconteceu uma reunião oficial promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância em Saúde do Trabalhador para tratar acerca do gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde RSS no município, tendo como público alvo, Diretores (as) e Coordenadores das unidades de saúde dor Picuí. A secretária de Saúde, Janaína Almeida, e a servidora Maria José, estiveram presentes, assim como o Secretário de Infraestrutura, Fernando Araújo.

Na abertura, a Secretária de Saúde Janaína Almeida falou sobre a importância do manejo adequado dos RSS nos setores da Secretaria Municipal de Saúde.

Em seguida a Técnica em Saúde do trabalhador, Maria José, apresentou a situação atual do gerenciamento de RSS no município levando ao conhecimento de todos os presentes os dados atualizados. Foram abordados diversos assuntos como: Geração, segregação, acondicionamento, coleta, transporte destinação finalcronograma de coleta; manejo seguro; geração anual de RSS; dentre outros.

Na oportunidade a Secretária de Saúde, deu alguns informes a respeito da vacinação, saúde bucal e outros referentes à atenção Básica.

O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.