Secretaria Municipal de Saúde Promove Ações da Campanha Abril Verde

por Kamylla Salusto Publicado em 04/04/2022 às 09:46

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando a Campanha Abril Verde através da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Na última quarta-feira (30/04), aconteceu uma palestra sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó, ministrada pela Técnica em Segurança do Trabalho Vanuza Oliver, evento este que deu início das ações desta importante  campanha.

Na última quinta-feira (31/03), aconteceu outra palestra no Centro de Saúde e à tarde distribuição de material informativo no centro de Picuí. Essas ações fazem parte do movimento Abril Verdeque tem por objetivo conscientizar a sociedade acerca da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

No município de Picuí, foi sancionada a Lei 1.801 de 23 de abril de 2019, ficando instituída, a campanha de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, denominada “ABRIL VERDE”, a ser comemorada anualmente durante o mês de Abril, com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

O símbolo da campanha é “um laço” na cor verde, que remete à cor da segurança e saúde. O ponto culminante do Abril Verde é no dia 28 de Abril que é o dia em Memória às vítimas de acidentes de trabalho.

Todos os anos, durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, através vigilância em Saúde do Trabalhador, desenvolve diversas ações como: palestras, treinamentos, capacitações, ginástica laboral, rodas de conversa, entre outros, em alusão ao Abril Verde.

Confira, em primeira mão, a programação do abril Verde da Vigilância em Saúde do Trabalhador.

4. PALESTRA + GINÁSTICA LABORAL

TEMA: Práticas corporais e relações interpessoais no trabalho

PALESTRANTES: Evandro Carlos Duarte - Profissional em Educação Física e Maria José de Oliveira- Téc. em Segurança do Trabalho

LOCAL: UBS Genário Xavier da Silva