Notícia

Secretaria Municipal de Saúde Realiza Capacitação de Notificação de Acidentes de Trabalho para Profissionais de Saúde

por Kamylla Salusto Publicado em 02/05/2023 às 08:43


A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizaram na última terça-feira (25/04), uma Capacitação de Notificação de Acidentes de Trabalho, ministrada pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Airy Lima, e teve por objetivo a implementação das notificações de acidentes de trabalho no município.


O evento foi dividido em públicos específicos, pela manhã, trabalhando com os Agentes Comunitários de Saúde- ACSs e Agentes de Combate às Endemias- ACEs e à tarde com os profissionais da rede municipal de saúde: Médicos (as), Enfermeiros (as), Fisioterapeutas, Técnicos (as) de Enfermagem e da rede estadual: Enfermeiros (as) Assistencialistas e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar - NVEH- do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes.


Na oportunidade, foram abordados, ainda, os manejos clinico das Arboviroses, Esporotricose e Saúde Mental, para os presentes. Vale ressaltar que a notificação de acidentes de trabalho é um instrumento importante para a saúde pública, pois a partir dela se tem real conhecimento sobre a situação dos trabalhadores atendidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.


No estado da Paraíba há uma grande subnotificação de acidentes de Trabalho. Recentemente houve um considerável aumento de 10% nas notificações, segundo o Ministério Público do Trabalho da Paraíba, porém, ainda é um percentual tímido, visto que o estado é o segundo 2º lugar no ranking nacional dos municípios que omitem dados acerca dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, os chamados ‘ Municípios Silenciosos’, ressalta a Técnica em Saúde do trabalhador, Maria José.


Neste sentido, o trabalho de prevenção aos acidentes de trabalho se faz de forma necessária e essencial para a segurança da saúde do trabalhador. Com isso, este momento foi mais uma ação do Governo da Participação II, alusiva à Campanha Abril Verde- 2023, do município de Picuí-PB.

Galeria de fotos