Notícia

Secretaria Municipal de Assistência Social Promove Encontro com Gestantes do Programa Bebê da Cidadania

por Kamylla Salusto Publicado em 25/02/2022 às 09:21

Na tarde desta última quinta-feira (24), a secretaria de Assistência Social realizou o primeiro encontro presencial com as gestantes beneficiárias do Programa Bebê da Cidadania, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Na ocasião, estiveram presentes, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a coordenadora do CRAS, Neuma, a coordenadora do Programa Criança Feliz, Vitória Régia, a assistente social, Ana Claudia, e a psicóloga Bianca Alencar, juntamente com as gestantes beneficiárias que estão entre o sétimo e oitavo mês de gravidez com os seus familiares. O encontro foi promovido para fornecer as orientações e assistência necessárias para as mães que estão à espera dos seus filhos. Na oportunidade, foi realizada uma oficina enfocando a importância do fortalecimento da Rede de Apoio e da atenção a sinais de depressão pós-parto, enfatizando a necessidade de família e serviços públicos para assegurar bem-estar para mamães e bebês durante o puerpério. Participaram do encontro 19 (dezenove) usuários entre gestantes e seus familiares. No final do encontro foram fornecidos as gestantes o auxílio natalidade através do kit de enxoval para o bebê, conforme os critérios preconizados na Lei Orgânica de Assistência Social e na Lei Municipal de Benefícios Eventuais.   
O Programa Bebê da Cidadania é uma iniciativa municipal que tem dentre seus objetivos acompanhar gestantes e familiares através de oficinas e atendimentos psicossociais buscando contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e da função protetiva da família. Além disto, em parceria com a Política de Saúde, são ofertadas ações relativas a educação em saúde, assegurando qualidade de vida e desenvolvimento saudável para as gestantes e seus bebês. Durante a pandemia as ações vêm sendo realizadas de forma remota. Este ano, foi iniciada a retomada gradativa das atividades coletivas.
Galeria de fotos