Notícia

Secretária Janaína Almeida participa de capacitação sobre o SIOPS

por Janderye Macedo Publicado em 16/08/2023 às 11:45

A secretária de saúde de Picuí, Janaína Almeida, participou de uma capacitação sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) realizado no hospital do trauma, na cidade de Campina Grande.

A coordenadora de vigilância epidemiológica, Airy Lima, também esteve participando da capacitação realizada nos dias 27 e 28/07.

De acordo com o Ministério da Saúde, SIOPS é o sistema informatizado, de alimentação obrigatória e acesso público, operacionalizado pelo Ministério da Saúde, instituído para coleta, recuperação, processamento, armazenamento, organização, e disponibilização de informações referentes às receitas totais e às despesas com saúde dos orçamentos públicos em saúde. O sistema possibilita o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas. É no SIOPS que gestores da União, estados e municípios declaram todos os anos os dados sobre gastos públicos em saúde, proporcionando acesso público e irrestrito a essas informações.

 

 

Galeria de fotos