Secretaria de Saúde promoveu palestra sobre a prevenção de acidentes e doenças no trabalho rural

por Kamylla Salusto Publicado em 27/07/2023 às 11:06

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Equipe Multiprofissional, promoveram uma palestra com o tema “Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho Rural”, no dia 12 de julho, na Cooasc- Sítio Mari Preto. O secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira esteve participando ativamente do momento, junto aos agricultores.

No primeiro momento, a técnica em Segurança do Trabalho, Vanuza Oliver, realizou uma palestra acerca da prevenção de acidentes e doenças do trabalho no rural, abordando  assuntos como acidentes por instrumentos cortantes, intoxicação por agrotóxicos,  picadas e mordeduras por animais peçonhentos, exposição às radiações ionizantes, entre outros.

No segundo momento, Caroline Marques, fisioterapeuta da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde falou sobre as orientações importantes acerca da ergonomia no trabalho, ressaltando os principais problemas osteomusclares relacionados ao trabalho no campo, bem com a prevenção e tratamento de algumas Lesões por Esforços Repetitivos.

Para concluir o evento, o profissional em Educação Física, Evandro Carlos, também da Equipe Multiprofissional, realizou uma ginástica laboral com os presentes. Confira os melhores momentos!