Secretaria de Saúde Promove Audiência Pública de Apresentação do Relatório dos Três Quadrimestres de 2021

por Kamylla Salusto Publicado em 30/03/2022 às 08:55

O relatório dos três quadrimestres de 2021 foi apresentado pela Secretária de Saúde de Picuí, Janaína Almeida, em audiência pública nesta última segunda-feira (28/03). A prestação de contas aconteceu de forma presencial e com a participação das técnicas da saúde, especialmente da atenção básica, representações da sociedade civil e os vereadores do município.

Na audiência, foram apresentados os resultados obtidos nos indicadores dos três quadrimestres de 2021, bem como o balanço financeiro detalhado. Os técnicos da Secretaria de Saúde também especificaram as auditorias realizadas, a oferta de serviços feita no período e as ações desenvolvidas em campanhas municipais, especialmente no combate ao coronavírus.

Os números confirmaram a eficiência da atual gestão que está comprometida com a Saúde Pública de qualidade, em que o relatório torna público a execução orçamentária e financeira, bem como os indicadores e metas de promoção, prevenção e vigilância pactuadas por esta. Em que é de fundamental importância a transparência e publicidade das ações realizadas pela Secretaria de Saúde.

Em virtude da Pandemia de COVID-19, o município de Picuí veio tomando uma série de medidas preventivas de controle e contenção de riscos, desde março de 2020, a fim de melhor resguardar a população picuiense. Com isso, apesar dos desafios enfrentados, a Secretaria de Saúde, por meio de suas equipes de Saúde da Família, que estiveram durante o pico da pandemia em atuação no Centro Municipal de Testagem (CMUT) e nas Unidades Básicas de Saúde, da coordenadoria de Epidemiologia, e dos agentes de Endemias, na Desinfecção dos espaços públicos e orientação; realizam o constante trabalho no enfrentamento ao coronavírus, assim como também no controle e combate à COVID-19 e de outras doenças.

Vale ressaltar que a apresentação do Relatório Quadrimestral está prevista na Lei complementar 141/2012 e portaria ministerial 575/2012 (SARGSUS).