Secretaria de Educação Realiza Ações com os Profissionais da Rede Municipal de Ensino

por Kamylla Salusto Publicado em 09/08/2021 às 09:25

A agenda de atividades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto tem sido bem extensa. Durante as ultimas semanas, tem havido uma ação concentrada pra discutir o Monitoramento das metas, estratégias e criação de ações do PME (Plano Municipal de Educação), através do +PNE na plataforma do SIMEC.

De acordo com as metas, foram discutidos temas referentes ao Ensino Médio, Educação Inclusiva, Ciclo de Alfabetização, Educação em Tempo Integral e Aprendizado adequado na idade certa, Ensino Médio que formam as metas 3,4,5,6,7,8,9,10,11, e 13 do Plano Municipal de Educação.

No que se refere ao controle social, o Conselho Municipal de Educação segue com a realização das reuniões ordinárias, conforme calendário elaborado para o ano letivo 2021, está em vigência um novo biênio, as reuniões vêm acontecendo de forma online e para este novo biênio foi realizada 1ª pauta ordináriano dia 21 de julho, atualmente os novos membros do CME são:

TITULARES

CONSELHEIRO
ASSINATURA
REPRESENTATIVIDADE
Marivânia Gomes Diniz Macedo

Rep. da Sec. Municipal de Educação
Ildervânia Dantas Ferreira

Rep. dos diretores das Escolas públicas
Leiliane Kelly Dantas de Araújo

Rep. dos professores da rede pública

Rejane Miranda Santos

Rep. da Secretaria Municipal de Assistência Social

Outro conselho de controle social de grande importância no âmbito educacional é o Conselho de Alimentação Escolar CAE, que também foi renovado e temos novos membros para o quadriênio 2021  2025, com um novo calendário de reuniões ordinárias em formato online.

A Política Educacional segue em um ritmo muito acelerado, mesmo de forma virtual com as discussões da Conferência Popular de Educação da Região do Curimatáe Seridó Paraibano, que será realizada II CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL POPULAR DE EDUCAÇÃO acontecerá dia 17 de agosto de 2021, na 4ª Regional de Ensino. A secretária de Educação, Maria da Guia Lucena, e a coordenadora Valéria Araújo participaram no dia 21 de julho da reunião para planejamento da Conferência Popular de Educação da Região do Curimataú e Seridó Paraibano (CONAPE) virtual.

O MEC lançou no mês de julho uma nova política educacional de Alfabetização através do Programa Tempo de Aprender, que tem como coordenadora municipal Maria de Fátima Gomes da Silva Santos, dentro desta política que esta pautada em 4 eixos educacionais:

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização, Eixo 2: Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização, Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização, Eixo 4: Valorização dos profissionais da alfabetização

No âmbito do Eixo 2 temos Sistemas on-line, recursos digitais e softwares de apoio à alfabetização, à literacia e à numeracia, que foi apresentado aos professores de  Préescola, 1º, 2º anos como também aos administradores escolas e a coordenação pedagógica com o objetivo de estimular o uso dessas novas ferramentas educacionais para o processo de alfabetização das crianças atendidas por este seguimento de forma remota/virtual.

O referido evento aconteceu no sistema municipal de ensino no dia 26 de julho.

No dia 27 de julho, foi realizada pelo serviço de orientação e psicologia da Rede Municipal de Ensino uma formação dentro do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC, para os professores da Educação  infantil e Ciclo Complementar(3º,4º e 5º anos), Ensino Fundamental, com o tema “UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO: desafio do retorno presencial”, com transmissão pelo Google Meet.

Outra ação importante realizada no  mês de julho, no dia 30, foi promovida uma formação com o tema: Relato de prática - a voz e a vez do professor, para os professores dos 5º anos do Ensino Fundamental e os professores de Língua portuguesa, ministrada pela professora Doutora Virna Lucia Cunha Farias – IFPB e a moderadora do evento foi a coordenadora Pedagógica Joana Melo.