Secretaria de Educação realiza com Sucesso o Arraiá Virtual da Rede Municipal de Ensino

por Kamylla Salusto Publicado em 18/06/2021 às 15:23

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto realizou na manhã de hoje (18), o Arraiá Virtual da Educação Municipal com a participação das Unidades Escolares e seus alunos, bem como também da Quadrilha Junina Filhos de Picuí e do Grupo Latuque.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Constitucional Olivânio Remígio, a secretária de Educação, Guia Lucena, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, e a coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Maria de Fátima. A ocasião marcou também a culminância da Campanha Faça Bonito com a premiação dos alunos que participaram dos desafios, uma ação intersetorial, em prol dos direitos de crianças e adolescentes picuienses, promovendo a conscientização da sociedade. A transmissão online desse evento aconteceu pela fanpage da Prefeitura de Picuí e pelo canal do You Tube da Secretaria de Educação.

O prefeito Olivânio destacou a relevância da ação intersetorial das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, que mesmo em virtude da pandemia de COVID-19, vem realizando um trabalho de extrema importância, se envolvendo nas campanhas municipais, como a Faça Bonito pelos direitos de crianças e adolescentes picuienses.

A secretária de Educação, Guia Lucena agradeceu a toda a Rede Municipal de Ensino pela realização do evento, bem como apresentou, de forma breve, as premiações da Campanha Faça Bonito em reconhecimento aos alunos que participaram dos desafios, sob orientção dos professores e equipe pedagógica.

A secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, mencionou a relevância da participação das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino na Campanha Faça Bonito, especialmente conhecendo e aprendendo sobre protagonismo social, garantia de direitos e a luta pelo fim da violência e que o arraiá foi um momento também para a culminância da Campanha 18 de maio - principalmente na entrega das premiações conquistadas pelos alunos Fazendo Bonito.

O resultado final e seus respectivo vencedores do concurso ‘Faça Bonito’, realizado pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto que tem como objetivo incentivar o fomento da leitura escrita e expressão artística referente à temática no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como promover o empoderamento dos estudantes acerca do tema e oportunizar o reconhecimento de talentos do corpo discente local de forma remota, devido a pandemia da COVID 19.

Participaram do concurso, alunos matriculados no sistema municipal de educação, regularmente matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental: Anos iniciais e finais, Atendimento Educacional especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que puderam concorrer em 5 categorias: Produção de vídeos, Desenhos I, Desenhos II, Cartazes e Paródias.

Vale ressaltar que as premiações foram celulares, kits escolares, bolsas, camisas da Campanha Faça Bonito e que os alunos da Rede Municipal de Ensino ganhadores poderiam buscar assim que a live terminasse na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Os participantes concorreram a uma premiação do 1º ao 3º colocado de acordo com cada categoria e foram premiados com aparelhos celulares, Headphones e Kits de materiais escolares, assim distribuídos:

*Categoria desenho no ciclo de alfabetização na zona rural: Luize Emanuely Silva Santos, 1ª colocada; Brenda Araújo Moreira, 2ª colocada e Moab Gomes Oliveira Júnior, 3º colocado.

*Categoria desenho no ciclo de alfabetização na zona urbana: Ketellyn Lorrane Soares de Araújo, 1ª colocada; Yula Aynoá Nascimento Silva, 2ª colocada e Nicola Ryan Leandro Santos, 3º colocado.

*Categoria Desenho do Atendimento Educacional Especializado – AEE – Zona Rural: Cristiano Ronaldo da Silva Pereira, 1º colocado; Rafael dos Santos Silva, 2º colocado. 3º colocado não houveram inscritos.

*Categoria Desenho do Atendimento Educacional Especializado – AEE – Zona Urbana: Lorena Soares de França, 1ª colocada; Samuel Pereira da Costa, 2º colocado e Kayohany Katny Duarte Silva, 3ª colocada.

*Categoria vídeo – Zona Rural - 1ª colocada Maria Clara Silva Santos; Victor Moisés Araújo Santos, 2º colocado e Ana Cecilia Silva Santos, 3ª colocada.

*Categoria vídeo – Zona Urbana – 1ª colocada, Sophia Soares de Freitas; 2º colocado, Arthur Lorenzo Dantas Silva e 3ª colocada, Anaiza Vitória Moura Azevedo.

*Categoria Paródia - Zona Urbana - 1ª colocada, Maria Isabelle Diniz Moura com a paródia "Seu Corpo, Proteja"; 2º lugar, Débora Eduarda Macedo Dantas com a paródia "Ame a Si Mesma"; 3º lugar, Ana Clara Pereira dos Santos, com a paródia "Deus nos Proteja do Ruim";

* Ganhadores da EJA Urbana, Paródia - 1º lugar, Maria do Socorro Fidelis de Lima, "Diga não ao Abuso"; 2º lugar, Maria Edvânia da Silva, "O caminho que aconselho"; 3º lugar, Gerlândia de Fátima dos Santos Fernandes, "Abuso e Exploração Sexual Disque 100".