Secretária de Assistência Social como Presidente do COEGEMAS Realiza o Fórum de Gestores de Assistência Social PB

por Kamylla Salusto Publicado em 13/12/2021 às 15:17

Entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2021, a diretoria do Conselho Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS), representada também pela sua atual presidente e secretária de Assistência Social de Picuí, Keiles Lucena, realizou com sucesso o I Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba em João Pessoa - PB, cuja temática abordou o desfinanciamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os respectivos desafios do Pacto Federativo frente aos Direitos Socioassistenciais.
Com o evento, a diretoria do COEGEMAS teve como principal finalidade promover reflexões, bem como também oportunizar que os gestores de Assistência Social associados pudessem ter momentos de aprendizagem, partilha e formações embasadas nos desafios enfrentados na atualidade de gestão, na Paraíba, frente a conjuntura, de maneira a fortalecer o SUAS nos municípios paraibanos.
O evento foi realizado por meio de uma importante parceria firmada entre a FAMUP, através do presidente George Coelho, o COEGEMAS, e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH) do Estado da Paraíba, através do secretário Tibério Limeira, bem como também os expositores dos painéis temáticos que foram expostos ao longo do fórum.
O painel I, tratou acerca das reflexões e os desafios atuais da gestão da política de Assistência Social nos municípios, abordando a PEC do SUAS 383/2017, portaria 2.362/2019 e as incertezas do auxílio Brasil, tendo como expositores Elias Oliveira, presidente do COEGEMAS, Márcia Lopes, Coordenadora da Frente Nacional em defesa do SUAS, e Alzenira Alexandrino, secretária de Assistência Social do município de Queimadas, como mediadora. Neste painel, participou o procurador da justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Dr. Valberto Lira.
O painel II abordou o Portal da Assistência Social nos municípios como ferramenta de gestão para avaliar e monitorar as proteções e desproteções sociais, considerando o financiamento, subfinanciamento, desfinanciamento da política de Assistência Social, tendo como expositores Denise Colin, assistente social do Ministério Público dão Estado do Paraná, Elias Oliveira, presidente do COEGEMAS, e Romero Martins, secretário de Assistência Social do município de Montadas - PB, como mediador.
O painel III, trouxe como temática a importância dos colegiados e instâncias nos processos de pactuação, deliberação para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social, tendo como expositora Márcia Lopes com a participação do secretário de estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, com a mediação de Keiles Lucena, secretária de Assistência Social de Picuí e presidente do COEGEMAS.
Confira, clicando aqui, o vídeo oficial com um resumo do I Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba.