Secretaria de Agricultura inicia campanha de conscientização para economia de água

por Janderye Macedo Publicado em 22/10/2019 às 09:33

A Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Agricultura, realiza a campanha municipal para economia de água com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso correto e o não desperdício.

“Água, não deixe acabar” é o tema principal da campanha. O banner inicial mostra o manancial do Tamanduá que é um dos locais em que os pipeiros buscam água para abastecer a cidade. “Todos temos que economizar para não ficarmos sem esse líquido, assim a população é quem ganha já que estamos no período de escassez”, disse Ranieiri Ferreira, Secretário da pasta.

Picuí está localizada no semiárido nordestino, uma região de chuvas irregulares e períodos distintos para chuva e estiagem. A seca já se prolonga por oito anos e o principal reservatório de água da cidade, Várzea Grande, secou alguns anos atrás fazendo com que a gestão municipal tivesse que fazer a distribuição de vários pontos de água em toda cidade.

Após pesquisa, veja alguns pontos importantes para o não desperdício de água em sua casa:

- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;

- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;

- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;

- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;

- Reutilizar a água sempre que possível;

- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;

- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;

- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;

- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;

- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores, redutores de pressão) nas torneiras.