SAEB Aplicará Avaliação de Língua Portuguesa e Matemática nas Escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 19/11/2021 às 11:40

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará os instrumentos de Avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os Testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos avaliados, contemplam as áreas do conhecimento Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MT). Em 2021 para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental. Os Questionários (Impressos e Eletrônicos), a serem aplicados aos Alunos, Professores, Diretores e Secretários Municipais de Educação, coleram informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. Portanto, é imprescindível que os Professores da turma e o Diretor, estejam presentes nos dias da aplicação.
Os testes e os questionários em papel do SAEB 2021 serão aplicados nas escolas da rede municipal de ensino nos dias  23, 25 e 26 de novembro de 2021, conforme agendamento e seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à covid-19 nas seguintes escolas:
Dia 23/11/2021 terça-feira
• EMEF Ana Maria Gomes – turmas dos 9º anos, nos turnos manhã e tarde;
• EMEF João Belo Alves    – turmas do 5º 9º anos, nos turnos manhã e tarde;
• EMEF Macário Zulmiro de Araújo – turmas do 5º e  9º anos, no turno manhã;
• EMEF Pedro Henriques da Costa – turma do 5º ano, no turno  manhã

Dia 25/11/2021 quinta-feira
• EMEF Tancredo de Almeida Neves  turmas dos 5º anos, nos turnos manhã e tarde;
• EMEF Antonio Ferreira da Costa  turma do 5º ano, no turno manhã;
• EMEF Gov. Flávio Ribeiro – turmas do 5º anos, no turno  manhã
• EMEF Felipe Tiago Gomes – turmas dos 5º anos, no turno  manhã e tarde;
• EMEF Professora Suelene  turma do 5º ano, no turno  manhã;
• EMEF Severino Ramos da Nóbrega – turma do 9º ano, no turno  manhã;

Dia 26/11/2021 sexta-feira
• EMEF Tertuliano Pereira de Araújo– turmas do 5º e  9º anos, no turno manhã;
Em 2021, a aplicação seguirá os mesmos moldes do Saeb 2019, com aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio. Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato de amostra, nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.
O 2º ano do ensino fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa, dia 1º/12 e matemática no dia 02 de dezembro de 2021 na EMEF Tancredo de Almeida Neves.
A duração da aplicação do SAEB será de 2h30min, divididos em  4 blocos de 25 min.
Todas as turmas avaliadas serão divididas em dois grupos para que seja mantido o distanciamento social nas salas de aplicação. Dessa forma, cada turma terá duas aplicações realizadas por aplicadores diferentes e de forma simultânea, no dia da aplicação, em salas distintas.

Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. A avaliação é composta por testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada.
O Saeb permite que as escolas e as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.