Projeto Vida Ativa Promove Atividade dê Hidroginástica para Idosos de Picuí e do Distrito de Santa Luzia

por Kamylla Salusto Publicado em 25/11/2022 às 11:13

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência para Idosos, realizaram, no dia 21 de novembro, a primeira atividade interativa de hidroginástica com os idosos do Distrito de Santa Luzia e da zona urbana de Picuí que  fazem parte do Projeto Vida Ativa, com o objetivo de incluir os idosos picuienses que residem no Distrito nesta atividade de considerável importância da hidroginástica que semanalmente acontece  nas segundas-feiras das 08h às 10h.
Vale salientar que as aulas de hidroginástica são ministradas pelo Profissional de Educação Física, Gnaldo Júnior. Com isso, esta atividade tem a finalidade de trazer ao idoso uma melhor qualidade de vida, não só nos aspectos físicos, mas principalmente propiciando uma melhora no posicionamento social e nas condições psicológicas em que, na maioria das vezes, ele se encontra.
Neste sentido, a equipe do Centro do Idoso vem percebendo as mudanças fisiológicas significativas que acontecem, bem como as alterações nos aspectos psicológicos e sociais, os benefícios que a hidroginástica traz para o indivíduo idoso e os cuidados que devem ser tomados com cada pessoa da terceira idade.
Para o profissional de Educação Física, Gnaldo, a escolha por esta atividade “foi de suma importância para os idosos do Distrito de Santa Luzia e da zona urbana por ser uma atividade física praticada na água, de forma coletiva, possibilitando a redução de impactos causados nas articulações, preocupação que deve ser considerada em se tratando do público idoso” destacou o educador físico.
A coordenadora do Centro do Idoso, Celiane, pontou que “a hidroginástica revigora a perspectiva de vida, que traz a cada pessoa idosa a vontade de querer continuar, que os animam, e levam a alegria e de certa forma, tornando-os ativos e mais amados. Portanto, a atividade foi dividida em duas turmas, sendo que uma foi para a hidroginástica/piscina, a outra para os exercícios do circuito no salão do Centro do Idoso sob as orientações do Profissional de Educação Física com o apoio da equipe do projeto, que deram a eles uma nova motivação e confiança em si mesmo”, ressaltou Celiane.
É importante considerar que com esta proposta, consiga-se conscientizar principalmente os familiares das pessoas idosas para que possam começar a ter atitudes diferentes e dar mais valor aos idosos, promovendo o seu bem-estar e aumentando a qualidade de vida.
A secretaria de Assistência Social, por meio do Centro do Idoso, vem desenvolvendo uma série de ações relevantes como esta em prol da efetivação de políticas públicas socioassistenciais pela garantia de direitos dos idosos picuienses.