Projeto "Cuidado para quem Cuida" leva Humanização e Promove troca de Experiências e Conhecimentos para os ACSs de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 28/05/2021 às 08:37

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando uma série de ações relevantes, em prol também dos seus profissionais e servidores, nesse período de pandemia. Dentre as ações relevantes, a secretaria tem realizado com sucesso, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, o Projeto "Cuidado para quem Cuida" em que teve os Agentes Comunitários de Saúde do município de Picuí, como público-alvo.

Os encontros e momentos do projeto aconteceram de forma remota e online, pelas plataformas virtuais, debatendo a realidade sanitária que a comunidade local está vivendo e trocando experiências profissionais com ações de saúde, humanização e bem-estar durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Psicóloga Valéria Morais, coordenadora do projeto, trata-se de um importante momento, de modo "a criar um espaço de discussão acerca das vivências de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, promovendo um compartilhamento de saberes, enquanto promotor da saúde mental, especialmente pela carga de trabalho, para além do conhecimento (re)construído e aprimorado" - acrescentou Valéria.

As estratégias do projeto "Cuidado para quem Cuida" foram articuladas pela Universidade Estadual da Paraíba e também pela Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da servidora e Técnica em Saúde do Trabalhador do município, Vanuza Oliver.

A programação incluiu ações teóricas, com debates informativos sobre saúde física e mental e a discussão e momentos de construção do conhecimento acerca das vivências e experiências no trabalho, de modo que cada profissional pode expor um pouco da sua realidade e, assim, pontuar desafios, conquistas e pontos a serem melhorados. As reuniões aconteceram virtualmente, conforme protocolos e cuidados estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, em razão da pandemia de COVID-19.

Para a Agente Comunitária de Saúde Neide Tomé, o projeto Cuidado para quem Cuida foi muito bom e proveitoso, de maneira que "se pode aprender significativamente com os conhecimentos adquiridos e expor melhor os desafios diários no serviço, como desabafos, para além das experiências trocadas" - mencionou Neide.

A Técnica em Saúde do Trabalhador de Picuí, Vanuza Oliver, pontuou que "o projeto "Cuidado para quem Cuida" foi de grande relevância para a saúde do trabalhador picuiense, sobretudo para os Agentes Comunitários de Saúde pois com certeza, eles se sentiram acolhidos, cuidados e valorizados, através da partilha de experiências proporcionada pelos nossos encontros" - concluiu Vanuza.