Notícia

Projeto “Conhecer, Conectar e Potencializar Mulheres Negras em Picuí” é Premiado pelo Governo da Paraíba

por Fabiana Agra Publicado em 06/07/2022 às 10:19

O município de Picuí foi certificado, pela segunda vez consecutiva, com o Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”. O selo, promovido pelo Governo do Estado, teve 43 prefeituras contempladas na sua segunda edição, cujo tema foi voltado para a “Igualdade Étnico Racial”. Na edição 2020/2021, concorreram 85 cidades, sendo que 47 chegaram à etapa final da seleção do selo e 43 serão premiadas. O prêmio, criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e a Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), será entregue no dia 3 de agosto, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, junto com a realização da Feira Étnico Racial de Mulheres Empreendedoras.
Fabiana Agra, responsável técnica pelo projeto picuiense que foi premiado – “Conhecer, Conectar e Potencializar Mulheres Negras em Picuí” –, fala do desafio que foi para a equipe desenvolver o trabalho e conseguir cumprir as metas: “o projeto tem como principal objetivo fortalecer a identidade racial das mulheres negras das comunidades rurais de Mari Preto e Região da Serra, bem como contribuir com a diminuição da vulnerabilidade socioeconômica das mesmas, uma vez que, no município de Picuí; e, mesmo com todos os percalços em decorrência da pandemia de Covid-19, conseguimos lograr êxito com o projeto e a sua certificação é a coroação do trabalho para todas as mulheres envolvidas”.
Adriana Lucena, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, falou do compromisso da gestão municipal com as iniciativas voltadas para o público-alvo, ressaltando que “este é o início de um trabalho que queremos ver transformado em política pública, chegando a mais mulheres das comunidades rurais de Picuí”; Adriana lembrou que o projeto realizou palestras socioeducativas e rodas de conversa, além de oficinas formativas de geração de renda, visando a autonomia financeira das mulheres participantes das comunidades de Mari Preto e Lagoa do Deserto
Para o prefeito Olivânio Remígio, a segunda certificação com o Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres” demonstra que a gestão está fazendo o dever de casa também neste sentido: “hoje é dia para comemorarmos, mas também para continuarmos o fortalecimento da identidade dessas mulheres de Mari Preto e Lagoa do Deserto, e tentarmos impactar em outras comunidades, fazendo com que as mulheres negras das regiões alcançadas possam ser multiplicadoras de conhecimentos”.
O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras precisavam desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.
As ações das gestões municipais contempladas integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. As diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

Galeria de fotos