Projeto Caravana do Parto Realiza Encontro com Mulheres Gestantes e Tentantes Picuienses

por Kamylla Salusto Publicado em 17/10/2022 às 08:33

Na manhã do dia 13 de outubro, o projeto de extensão “Caravana do Parto”, composto por discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, com a coordenação da Professora Dra. Gigliola Bernardo, esteve realizando um momento de diálogo com mulheres tentantes e gestantes picuienses, no Auditório Municipal da Prefeitura de Picuí.
Essa ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e contou com a presença da secretária da pasta, Janaína Almeida, da coordenadora da Atenção Básica, Shirley, e da Enfermeira da Equipe de Saúde da Família, Sabrina.

Sobre o Projeto Caravana do Parto

O projeto surgiu através de uma ação em saúde como carga horária de estágio na disciplina de Bases Práticas de Enfermagem em Obstetrícia. Esta importante ação despertou na equipe técnica e acadêmica o desejo de estender a demais municípios a essência de troca de conhecimento acerca dos caminhos entre o Gestar e o Partir. O projeto tem como intuito “caravanear” pelos municípios da 4a Gerência de Saúde da Paraíba, levando orientações, informações e dinâmicas para mulheres que anseiam a maternidade e aquelas que já estão gestantes, através de educação em saúde.
Os encontros do projeto ajudam as mulheres (e suas famílias) a aprenderem mais sobre a gravidez e são consideradas importantes e úteis na promoção da saúde e do bem-estar da mãe e do bebê, determinando na qualidade de vida de ambos.