Projeto “Caravana + Cidadania para Idosos do Campo” é contemplado com mais de trezentos mil reais

Publicado em 03/02/2023 às 07:50

O projeto “Caravana + Cidadania para Idosos do Campo”, iniciativa da Prefeitura de Picuí através da Secretaria de Assistência Social, no primeiro ano em que foi formatado, em 2021, foi um dos projetos selecionados pelo Programa Parceiro do Idoso do Banco Santander, recebendo o valor de R$ 165.300,00 (cento e sessenta e cinco mil e trezentos reais), atendendo idosos das comunidades rurais de Lagedo Grande, Quixaba e Massapê.

No final de 2022, a Secretaria de Assistência Social apresentou mais uma proposta do projeto ao Conselho Municipal do Idoso, para submeter o mesmo ao edital aberto do Parceiro do Idoso, sendo o município de Picuí novamente contemplado, dessa feita no valor de R$ 334.750,00 (trezentos e trinta e quatro mil, setecentos e cinquenta reais), a ser executado durante o ano de 2023. Levando em consideração o aumento do valor investido, o projeto passará a atender 80 idosos em diversas comunidades, além de possibilitar o considerável aumento das equipes contratadas, a compra de um veículo exclusivo e de outro veículo  contratado, para atender as demandas do “Caravana + Cidadania para Idosos do Campo”.

Em 2023, o projeto pretende realizar mais ações socioassistenciais para os idosos residentes na zona rural do município, tendo em vista que estes, na maioria das vezes, não têm pleno acesso às atividades realizadas normalmente pela Secretaria de Assistência Social – possibilitando, assim, mais inclusão, mais participação, além de contribuir na prevenção de situações de risco, exclusão e isolamento, através da realização de atividades no domicílio dos idosos, uma vez que a iniciativa conta com uma equipe técnica qualificada.

O Prefeito Olivânio Remígio e a secretária Keiles Lucena demonstraram enorme satisfação por mais uma conquista deste projeto inovador, que visa garantir qualidade de atendimento aos idosos do campo, principalmente pelo fato de que, no presente ano, praticamente dobrou a captação do recurso voltado a desenvolver ações para os idosos residentes na zona rural de Picuí.

O Programa Parceiro do Idoso

O programa Parceiro do Idoso foi criado em 2013 e utiliza o incentivo fiscal previsto no Estatuto do Idoso para fortalecer o sistema de proteção aos direitos da pessoa idosa. Funciona assim: o Banco Santander destina recursos do seu próprio Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos do Idoso e incentiva seus clientes e fornecedores a destinarem parte do seu imposto também. Além disso, a instituição realiza a gestão do programa e acompanha os resultados.

Por meio dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, o Banco Santander já apoiou mais de 800 iniciativas de enfrentamento às violações dos direitos de crianças, adolescentes e idosos em diversos municípios brasileiros. Só em 2019, foram direcionados R$ 15,7 milhões para 59 projetos apoiados pelo Amigo de Valor e outros R$ 9 milhões para 34 projetos apoiados pelo Parceiro do Idoso. Já em 2020, mais de R$ 9 milhões foram destinados à implementação de 59 projetos em 23 cidades de 14 estados brasileiros.