Projeto Caravana +Cidadania Desenvolve Atividade de Cartas do Bem: Conexão Comunidades” com Idosos do Campo

por Kamylla Salusto Publicado em 07/10/2022 às 10:30

A Secretaria Municipal de Assistência Social, durante o mês de setembro deste ano, através do Projeto Caravana mais Cidadania Para Idosos do Campo, desenvolveu uma atividade chamada "Cartas do bem: conexão comunidades", o objetivo deste trabalho foi interligar as três comunidades participantes através de cartas escritas.

Durante o processo, foi observado e percebido o benefício da comunicação escrita, visando estimular, sobretudo, a parte psicomotora e ativa aguçando a criatividade, e consequentemente o lado lúdico da pessoa que está escrevendo.

Apesar de alguns idosos apresentarem algumas limitações na escrita e na leitura, a equipe técnica responsável pelo projeto incentivou a fala ativa, buscando deixar a carta mais autêntica.

A atividade também proporcionou o resgate de sentimentos como alegria e satisfação, contribuindo significativamente para o bem estar psicológico. Além disso, o espaço foi de reflexão e solidário para o outro.

Essa ação da Secretaria Municipal de Assistência Social vem promovendo melhorias significativas para a qualidade de vida dos idosos do campo contemplados com o projeto que visa sobretudo promover o protagonismo social e proporcionar aos idosos picuienses do campo ao exercício pleno da cidadania.