Programa Analfabetismo Zero: Prefeito de Picuí se Reúne com Jovens e Adultos da Zona Rural pautando a Educação

por Kamylla Salusto Publicado em 06/02/2023 às 08:19

A Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou uma importante reunião na última sexta-feira (03), na Escola Municipal Tertuliano Pereira de Araújo, da comunidade rural Pedreiras, com os jovens e adultos que residem nesta localidade, pautando a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do Programa Institucional Analfatbetismo Zero, criado pelo Governo da Participação II.

Na reunião, estiveram presentes, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a secretária de Educação, Maria da Guia Lucena, o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, o diretor de Transportes, Nilvan Dantas, a Supervisora Escolar, Maria de Fátima (Lêka), além da gestora escolar da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo, Jacenilda, e os professores Jebson David e Jordânia da Costa.

O prefeito Olivânio destacou o Programa Analfabetismo Zero como uma oportunidade dos jovens e adultos terem o acesso a educação básica de qualidade, enfatizando como se dará todo o funcionamento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nesta comunidade rural em 2023, de forma a contribuir significativamente com a vida da população, minimizando o alto índice de analfabetismo no município.

Essa ação do Governo da Participação II vem priorizar a Educação Básica do município, ofertando aos cidadãos picuienses um ensino público de qualidade. As aulas começam nesta segunda-feira (06), e com isso, a secretaria de Educação está mobilizando as comunidades escolares sobre a relevância do programa Analfabetismo Zero.

Programa Analfabetismo Zero

Trata-se de um programa criado pelo Governo da Participação II em 2023, tendo como principal objetivo minimizar o índice de analfabetismo no município, proporcionando o acesso à educação básica daqueles que não concluíram o Ensino Fundamental na idade certa. Visando garantir a universalização do ensino em todo o território do município, por meio da  ampliação do número de vagas para alunos da Educação de Jovens e Adultos das comunidades rurais, assegurando transporte, fardamento e uma bolsa mensal de R$ 80,00 para cada estudante matriculado e frequentando às aulas regularmente. Para além disso, a secretaria municipal de Educação estará realizando sorteios de prêmios para os alunos que estejam frequentando as aulas regularmente.