Professora da rede municipal é a grande campeã do Prêmio Inova Professor 2023 e recebe 80 mil reais

por Asscom/PMPicuí Publicado em 17/10/2023 às 11:30

A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Picuí Maria da Guia Lucena, acompanhada pela administradora escolar Jacenilda Araújo de Medeiros, pela coordenadora pedagógica, Joana D’arc Melo da Silva, pela professora de Língua Portuguesa Jordânia da Costa Pereira, além de familiares e convidados participaram ontem, dia 16/10/2023 da Cerimônia de Entrega  de Premiação do Concurso de Prática Inovadoras – Prêmio Inova Professor, na  Assembleia  Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.

Durante o evento, a professora Jordânia Pereira  sagrou-se a grande campeã da 3ª edição do Concurso de Prática Inovadoras – Prêmio Inova Professor, com o Projeto GRAVAÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VÍDEOS DE ANIMAÇÃO MOTIVACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

A secretária de Educação, Guia Lucena, recebeu com muito entusiasmo o resultado da premiação: “Recebi com muita alegria e orgulho de nossos professores. Parabéns a todos os professores e, neste momento, em especial à Jordânia Pereira. Quando vemos os esforços sendo reconhecidos, só temos que parabenizar, agradecer e incentivar para que todos os nossos professores sigam fazendo um excelente trabalho com os nossos estudantes”, disse a secretária.

O projeto teve início em agosto de 2022 na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo, escola rural da comunidade Pedreiras, localizada no município de Picuí (PB). Surgiu da inquietação de alunos e professores que ao utilizar a sala de mídia, percebiam que alguns materiais apresentados através de mídias não eram acessíveis ao aluno Eduardo Azevedo, deficiente visual da turma do 7º ano. Slides, imagens e animações motivacionais retiradas do Youtube, mas que não apresentam informação sonora impossibilitava a compreensão do discente. Dessa inquietação nasceu a curiosidade em se pesquisar sobre materiais midiáticos com audiodescrição, como realizar a audiodescrição de eventos, palestras e como gravar audiodescrição para pequenos curtas-metragens de animação. Primeiro discutiu-se em sala de aula sobre inclusão, como também sobre a dificuldade de pessoas com deficiência visual, idosos e disléxicos em compreender alguns materiais, eventos, programas de TV, etc. Depois foram escolhidas algumas animações como modelos e outras para edição: “Audiodescrição do curta-metragem de animação- A Ponte”, “Vídeo motivacional - a união faz a força!”, “Dia Mundial da Gentileza 2022” e “O Poder do Amor 2022 - Uma história de amor ao próximo”.

Os alunos envolvidos no projeto durante o ano de 2022, eram do 9º ano –  por terem mais habilidade para escrever e para editar os materiais utilizando aplicativos de celular. Eles preparavam o texto para descrição das imagens e cenas orientados pela professora, gravavam os áudios e editavam os vídeos para inserção nos curtas-metragens através de aplicativos de gravação de voz e edição de vídeos em celular (Capcut). Depois de pronto o material é apresentado aos educandos.

Em 2023, seis alunos da própria turma de Eduardo, 8º ano, entraram para o projeto, substituindo os anteriores que concluíram o Ensino Fundamental. Eles têm como tarefa continuar pesquisando e gravando audiodescrição para pequenos filmes e animações que futuramente poderão ser divulgados em uma plataforma de vídeos online. A realização deste trabalho de mediação linguística, no qual o visual é transformado em verbal, permitindo a pessoa com deficiência visual, idosos ou disléxicos, maior acesso à cultura e a informação e, consequentemente, mais possibilidades de inclusão escolar e social oportuniza a toda comunidade escolar uma reflexão sobre a importância da busca por ferramentas, tecnologias ou metodologias que permitam a inclusão de alunos com deficiência não somente na escola, mas em toda a sociedade.