A
secretária de Educação, Cultura e Desporto de Picuí Maria da Guia Lucena, acompanhada
pela administradora escolar Jacenilda Araújo de Medeiros, pela coordenadora pedagógica,
Joana D’arc Melo da Silva, pela professora de Língua Portuguesa Jordânia da
Costa Pereira, além de familiares e convidados participaram ontem, dia
16/10/2023 da Cerimônia de Entrega de
Premiação do Concurso de Prática Inovadoras – Prêmio Inova Professor,
na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.
Durante
o evento, a professora Jordânia Pereira
sagrou-se a grande campeã da 3ª edição do Concurso de Prática Inovadoras
– Prêmio Inova Professor, com o Projeto GRAVAÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VÍDEOS
DE ANIMAÇÃO MOTIVACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL.
A
secretária de Educação, Guia Lucena, recebeu com muito entusiasmo o resultado
da premiação: “Recebi com muita alegria e orgulho de nossos professores.
Parabéns a todos os professores e, neste momento, em especial à Jordânia
Pereira. Quando vemos os esforços sendo reconhecidos, só temos que parabenizar,
agradecer e incentivar para que todos os nossos professores sigam fazendo um
excelente trabalho com os nossos estudantes”, disse a secretária.
O projeto teve início em agosto de 2022 na EMEF Tertuliano
Pereira de Araújo, escola rural da comunidade Pedreiras, localizada no
município de Picuí (PB). Surgiu da inquietação de alunos e professores que ao
utilizar a sala de mídia, percebiam que alguns materiais apresentados através
de mídias não eram acessíveis ao aluno Eduardo Azevedo, deficiente visual da
turma do 7º ano. Slides, imagens e animações motivacionais retiradas do
Youtube, mas que não apresentam informação sonora impossibilitava a compreensão
do discente. Dessa inquietação nasceu a curiosidade em se pesquisar sobre
materiais midiáticos com audiodescrição, como realizar a audiodescrição de
eventos, palestras e como gravar audiodescrição para pequenos curtas-metragens
de animação. Primeiro discutiu-se em sala de aula sobre inclusão, como também
sobre a dificuldade de pessoas com deficiência visual, idosos e disléxicos em
compreender alguns materiais, eventos, programas de TV, etc. Depois foram
escolhidas algumas animações como modelos e outras para edição: “Audiodescrição
do curta-metragem de animação- A Ponte”, “Vídeo motivacional - a união faz a
força!”, “Dia Mundial da Gentileza 2022” e “O Poder do Amor 2022 - Uma história
de amor ao próximo”.
Os
alunos envolvidos no projeto durante o ano de 2022, eram do 9º ano – por terem mais habilidade para escrever e para
editar os materiais utilizando aplicativos de celular. Eles preparavam o texto
para descrição das imagens e cenas orientados pela professora, gravavam os
áudios e editavam os vídeos para inserção nos curtas-metragens através de
aplicativos de gravação de voz e edição de vídeos em celular (Capcut). Depois
de pronto o material é apresentado aos educandos.
Em
2023, seis alunos da própria turma de Eduardo, 8º ano, entraram para o projeto,
substituindo os anteriores que concluíram o Ensino Fundamental. Eles têm como
tarefa continuar pesquisando e gravando audiodescrição para pequenos filmes e
animações que futuramente poderão ser divulgados em uma plataforma de vídeos
online. A realização deste trabalho de mediação linguística, no qual o visual é
transformado em verbal, permitindo a pessoa com deficiência visual, idosos ou
disléxicos, maior acesso à cultura e a informação e, consequentemente, mais
possibilidades de inclusão escolar e social oportuniza a toda comunidade
escolar uma reflexão sobre a importância da busca por ferramentas, tecnologias
ou metodologias que permitam a inclusão de alunos com deficiência não somente
na escola, mas em toda a sociedade.