Professor da EMEF João Belo Alves com Projeto Atletismo Sustentável é Premiado no Concurso Inova Professor

por Kamylla Salusto Publicado em 16/10/2021 às 12:00

Na manhã desta última sexta-feira (15), foi realizada com sucesso a solenidade oficial de premiação do concurso Inova Professor.
Na oportunidade, o professor Erlã Costa foi premiado com o segundo lugar do concurso, com o seu projeto inovador e de considerável relevância para o Estado da Paraíba, o Atletismo Sustentável e a gestora Rivânia com o certificado de reconhecimento das práticas inovadoras na EMEF João Belo Alves, que está em festa com tamanha conquista para o Distrito de Serra dos Brandões e para o Município de Picuí. Vale ressaltar que com a importante premiação de 30 mil reais, será investido no projeto em prol do desenvolvimento com qualidade do esporte com os alunos da Escola João Belo.
Na ocasião, estiveram presentes, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, o Deputado Estadual Chió, a secretária de Educação do município, Guia Lucena, e a gestora da EMEF João Belo, Rivânia Fernandes.
Um momento de bastante significância e repleto de emoções com a importante conquista com a premiação Inova Professor, Erlã Costa agradeceu publicamente aos seus alunos e a toda comunidade escolar por tamanha conquista: “ Gratidão aos protagonistas do projeto Atletismo Sustentável que são meus alunos, toda a comunidade escolar da EMEF João Belo Alves que vai desde os auxiliares de serviço, merendeiras, motoristas, auxiliares e agentes administrativos, inspetores, professores, coordenadores e gestores, orientadores e psicólogos educacionais. Obrigado a comunidade de Serra dos Brandões, ao prefeito Olivânio Remígio, a secretária de Educação Guia Lucena, de modo que cada um de vocês puderam contribuir, a seu modo, para essa conquista. Somos todos vencedores” concluiu o professor.
O Projeto Atletismo Sustentável foi criado em 2015, sendo desenvolvido até os dias atuais, atendendo 105 alunos desde sua criação, com o objetivo de incentivar a prática do atletismo no intuito de potencializar a educação voltada para a sustentabilidade, reciclando materiais para reutilizá- los na prática do atletismo, buscando incluir os alunos no contexto esportivo, de modo que se valorizem a conscientização, aptidão física, lazer, saúde e qualidade de vida. A estratégia de ensino utilizada foi baseada em quatro etapas: mapeamento, ressignificação, tematização e aprofundamento. No mapeamento o professor Erlã identificou a falta, tanto de conhecimento por parte dos alunos, quanto de matérias para a prática do atletismo no espaço escolar; na ressignificação o professor coletou materiais reciclados encontrados na comunidade e foram confeccionados implementos para as aulas de atletismo, exemplo: disco feito com prato, barreira de cano PVC, dardo de bambu, bloco de partida de madeira, entre outros; na tematização vivenciamos aulas teóricas e práticas de atletismo com os matérias reciclados; já no aprofundamento foi realizado um festival de atletismo sustentável. Na ocasião, foram reciclados CDs para fazer as medalhas. Os alunos participaram dos Jogos Escolares da Paraíba, entre os anos de 2015 a 2019 e obtiveram resultados expressivos: 34 medalhas de ouro e 25 medalhas de prata. Alguns atletas foram classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Os alunos também apresentaram as suas vivencias na VI Feira de Ciências do IFPB, Campus Picuí, na qual foram premiados com o 1° lugar com o título de Mérito Científico em 2019. Além disso, o projeto foi submetido para ser apresentado no XVI Seminário de Educação Física Escolar na Universidade de São Paulo-USP, entre os dias 13 a 20 de novembro de 2021. Os recursos utilizados foram mínimos, mas a criatividade em reciclar materias superou a falta de equipamentos e infraestrutura adequada para a prática esportiva. Os procedimentos avaliativos ocorreram através de registros fotográficos e relatórios das atividades. Portanto, o projeto atletismo sustentável, além de refletir e vivenciar a cultura corporal do atletismo, apresentou resultados satisfatórios no que diz respeito à conscientização acerca da importância da sustentabilidade entre os alunos, contribuindo para a formação de uma consciência crítica na temática do atletismo, na preservação do meio ambiente e de resultados esportivos.