Procuradoria Jurídica do Município de Picuí Promove Reunião com os Profissionais da Secretaria de Saúde

por Kamylla Salusto Publicado em 06/12/2021 às 18:58

Na manhã de hoje (06/12), foi realizada com sucesso uma reunião oficial com os profissionais da Saúde do município de Picuí, com o Prefeito Olivânio Remígio, e a procuradoria jurídica do município, representada pelo Dr. Joagny Augusto.
Na ocasião, o procurador jurídico, Dr. Joagny Augusto, apresentou as propostas Previne Brasil, dialogando com os profissionais que atuam na Secretaria de Saúde e também do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais do Curimataú.
Vale ressaltar que há a destinação de 100% dos recursos do PREVINE BRASIL para os servidores das Unidades de Saúde.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Fonte: Ministério da Saúde