Primeiro Ciclo de Formação Continuada do QUALIFICA SUAS Picuí é Realizado com Sucesso

por Kamylla Salusto Publicado em 16/09/2021 às 17:07

Aconteceu nos dias 14 e 15, o primeiro ciclo de formação do Programa Qualifica SUAS Picui, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na oportunidade, foi feita realizada a exposição do tema: Conselho Tutelar e o SUAS: dialogando com os serviços socioassistenciais para efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
O encontro formativo contou com a participação de conselheiros tutelares, membros do Conselho da Criança e do adolescente, coordenadores e técnicos dos serviços, programas e projetos que integram a Assistência Social.
Ressalta-se a importância de iniciar esses encontros, pelo Conselho Tutelar, dada a prioridade no atendimento de Crianças e adolescentes, bem como a necessidade de  fortalecer os conselhos Municipais, espaços importantes de partipação popular e controle social. A abordagem do tema, foi conduzida pelo Procurador Jurídico Joagny Augusto, pelas equipes dos serviços (CRAS e CREAS ) e pela diretoria de programas sociais.
Os temas que foram abordados nos dois dias de formação, foram resultado de diálogos entre os conselheiros tutelares, Conselho dos Direitos da Criança e do adolescente - CMDCA, Coordenação de Vigilância Socioassistencial e o setor responsável pela educação permanente.
A proposta que está sendo construída de educação permanente, é pautada no diálogo, na escuta e na construção coletiva, de trabalhadores e gestão, um percurso construindo por aqueles que vivenciam o chão da política diariamente.
Além da formação continuada, a gestão Municipal junto com os participantes, elaborou alguns encaminhamentos que visam alinhar fluxos e diálogos com a rede intersetorial do município.