Prefeitura Municipal de Picuí é Contemplada com Projeto da Coleta Seletiva Realizado pela FAMUP

por Kamylla Salusto Publicado em 17/02/2020 às 12:00

A Prefeitura Municipal de Picuí está sendo representada pelo Prefeito Constitucional Olivânio Remígio no lançamento do Projeto Reciclo - Despertando os Municípios - realizado durante o dia de hoje pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), no Hotel Manaíra, em João Pessoa - PB.

Todos os prefeitos integrantes do Consórcio de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (COGIVA) e da quarta região geo-administrativa do estado puderam conhecer o projeto 'Reciclo - Despertando os Municípios' apresentado pela FAMUP e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A ação, por sua vez, traz a abordagem acerca da Educação Ambiental, Saúde Pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis, foi selecionada para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba, do Ministério Público Estadual. Picuí está entre os 27 municípios paraibanos que serão financiados com a iniciativa.

A principal finalidade do projeto é promover o desenvolvimento de um trabalho eficiente junto aos catadores de recicláveis dos municípios paraibanos. Este importante projeto foi apresentado pelo secretário executivo da FAMUP, Pedro Dantas, e por Normando Vitorino.

Segundo o site oficial da FAMUP, 'O Reciclo' terá o envolvimento da sociedade, visto que alunos da rede municipal de ensino, bem como da rede estadual e particular, juntamente com os profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, em que esta federação irá atuar por meio de duas ações, uma constituída pelo diagnóstico do perfil demográfico dos catadores e seus respectivos familiares, enfatizando as questões educacionais e socioeconômicas. Em que a partir desta primeira ação, será possível dimensionar os aspectos quantitativos e qualitativos, ao traçar o perfil, que servirão como base para a atuação seguinte, que diz respeito ao desenvolvimento da qualificação profissional com ênfase no trabalho dos catadores de recicláveis.