Prefeitura Municipal de Picuí abre o Outubro Rosa; várias ações serão realizadas no mês

por Flávio Fernandes Publicado em 02/10/2015 às 12:14

A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Saúde, abriu oficialmente na manhã desta sexta-feira (02) a campanha Outubro Rosa, que visa combater o câncer de mama com exames e ações educativas durante todo o mês de outubro. A solenidade aconteceu no Centro de Especialidades do município. Durante a campanha, as equipes das Unidades de Saúde da Família irão aumentar o número de exames citológicos e de toque de mama. Já no Centro de Especialidades, serão realizadas mamografias em mulheres de 50 a 69 anos. Os atendimentos serão realizados através da busca ativa, por parte dos agentes de saúde. Ao todo, serão disponibilizadas 500 mamografias para toda a região, sendo uma média de 200 para a cidade de Picuí. A secretária Elaine Negreiros enalteceu o trabalho da Gestão Municipal em dar uma atenção especial ao tema e disse que toda a secretaria estará empenhada durante todo o mês de outubro no combate a doença com várias ações voltadas para as mulheres picuienses. A médica mastologista Cristiane Santos destacou a importância da campanha no Estado da Paraíba, o qual ocupa o terceiro lugar entre os estados com o maior número de mortes causadas pelo câncer de mama. Além da secretária Elaine Negreiros e da médica Cristiane Santos, a solenidade contou com a participação dos secretários municipais Joseilton Azevedo (Administração); Amarides Dias (Educação); e Rosemary Farias (Planejamento). A médica ginecologista Fátima Gomes; a coordenadora das políticas públicas para as mulheres, Thêmis Macêdo; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú e do Seridó paraibano, Jailson Andrade; a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ednalva Dantas; e a ex-secretária de Saúde, Lúcia Xavier, também prestigiaram o evento.