Prefeitura de Picuí Realizou com Sucesso o II SIPAT

Publicado em 07/12/2022 às 12:23

Dos dias 21 a 26 de novembro, foram realizadas diversas atividades direcionadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais para os servidores da prefeitura de Picuí, essas ações integraram a II SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que este ano trouxe o tema: Cuidado para quem cuida. Essas atividades foram realizadas em diversos setores da Prefeitura, envolvendo todas as secretarias municipais.

As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador e em parceria com a Equipe Multiprofissional da Secretaria de Saúde e atenção Básica.

O principal objetivo da SIPAT foi promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico, do maior número de servidores possível, sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele, este ano, com foco no autocuidado dos servidores.

Durante o período da SIPAT, foram ministradas várias palestras, oficinas, capacitações, rodas de conversas, ginástica laboral, sorteios de brindes doados pelo comércio local, vacinação de servidores, conscientização através de programa de rádio, entre outros.

A técnica em Saúde do Trabalhador, Vanuza Oliver, organizadora da SIPAT e, responsável técnica pela Vigilância em Saúde do Trabalhador, no município, ressaltou, na sua fala sobre a importância da realização dessas atividades: “Essa é a segunda edição da SIPAT no município de Picuí, a outra, aconteceu em 2018, onde também tivemos ações exitosas, com grande participação dos servidores. É de suma importância essa interação instituição/servidores, pois proporciona o fortalecimento dos vínculos entre ambas as partes, reforçando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, de uma forma de valorização dos profissionais e, sempre objetivando a melhora da qualidade dos serviços ofertados pela Prefeitura à população em geral”, destacou Vanuza.

Essa ação foi uma realização da Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando promover mais qualidade de vida aos servidores públicos municipais.