Prefeitura de Picuí Realiza Conclusão do Sangradouro do Açude Gravatá

por Kamylla Salusto Publicado em 11/02/2021 às 10:54

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, realizou com sucesso a obra de conclusão do sangradouro do açude Gravatá, na zona rural do município.

Vale ressaltar que, em março de 2020, foi realizada a vistoria técnica do Açude da Comunidade Gravatá, especialmente do seu sangrador, pelos representantes da Defesa Civil do Estado da Paraíba, juntamente com o Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, e o Secretário de Infraestrutura, Fernando Araujo.

Em que, durante um certo tempo, após o açude Gravatá encher, percebeu-se que o sangradouro não estava adequado e/ou bem dimensionado para o volume de água que este reservatório comporta. Neste sentido, o Prefeito Olivânio, ao identificar tal falha e para tomar as devidas providências, de maneira responsável para solucionar o problema, solicitou à Defesa Civil do estado da Paraíba para que uma equipe técnica avaliasse, de maneira legal, a situação em que o açude se encontrara.

Com isso, os engenheiros civis da Defesa Civil do estado se prontificaram a vistoriar, identificando no local que o açude tinha um sangradouro inacabado, ou seja, os responsáveis pela obra do açude não concluíram o sangradouro. Para além disso, o mesmo não encontrava-se dimensionado para a vazão do rio que abastece o manancial, estando de forma irregular e que necessitava de reparos urgentes, pois o rio mede cerca de 40 metros de largura, enquanto o sangradouro tinha cerca de 24 metros, para além das pedras soltas e rochas fixas que, por sua vez, desobstruíam o sangradouro, dificultando a passagem da água, aumentando consideravelmente o risco as áreas de plantio e moradia nas proximidades do açude.

A partir desta constatação, a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da participação realizou com sucesso a conclusão do sangradouro do açude Gravatá, seguindo rigorosamente as orientações e recomendações da Defesa Civil, com a retirada das rochas, como também com a retroescavadeira realizando todos os reparos necessários, a fim de garantir qualidade e segurança para as famílias agricultoras que residem nas proximidades do açude.