Prefeitura de Picuí Promoveu a II Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência

por Kamylla Salusto Publicado em 17/02/2023 às 10:11

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da parceria intersetorial entre as secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou com êxito a II Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, entre os dias 1 e 13 de fevereiro do corrente ano.

Esta importante campanha municipal teve como principal objetivo criar espaços para o diálogo, orientando e conscientizando a população picuiense com relação a prevenção da gravidez na adolescência, pautando ações pela garantia de direitos de adolescentes do município.

Dentre as atividades desenvolvidas, em alusão a esta importante campanha, foram realizadas panfletagens socioeducativas nos bairros da cidade pela equipe do Conselho Tutelar, rodas de conversa e conscientização nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde de Picuí, e momentos de diálogo com os adolescentes beneficiários dos projetos, programas e serviços no CRAS, fomentando o protagonismo social dos mesmos.

Na tarde do 13 de fevereiro, encerrando a programação da II Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, no Auditório Municipal, foi promovida uma importante roda de conversa sobre o fluxo de atendimento de gestantes pelos serviços das políticas de Assistência Social e Saúde do município de Picuí. O momento foi conduzido pela psicóloga do CRAS, Bianca Alencar, e pela assistente social Ana Cláudia, para as enfermeiras, a coordenadora da Atenção Básica, Shirley Costa, e as profissionais que atuam no Programa Criança Feliz e na secretaria de Assistência Social.

Na noite do dia 13, foi realizada uma roda de conversa com os adolescentes do NUCA e as enfermeiras Karoline Michelly e Sabrina Dantas com o tema “Mudanças e alterações no corpo do adolescente e métodos contraceptivos de prevenção a gravidez na adolescência". Na oportunidade, os adolescentes foram protagonistas ao participarem ativamente das discussões, pautando a importância da temática em suas vidas.