Notícia

Prefeitura de Picuí Oferta o Serviço de Emissão do Guia de Trânsito Animal

por Francisco Araújo com a Colaboração da Secretaria de Agricultura Publicado em 18/08/2022 às 10:29

A Secretaria de Agricultura de Picuí/PB está ofertando mais um serviço no município: A emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA).  

A GTA é um documento oficial para transporte animal que apresenta informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinação, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da GTA, exceto os cães e gatos que são isentos da emissão desse documento para transporte.

Anteriormente, esse serviço era realizado pela Unidade Local de Sanidade Animal (ULSAV), contudo a partir de uma parceria entre o Governo do Estado e município, ele passa a ser oferecido na própria secretaria de agricultura local, garantindo que os produtores e comerciantes de gado tenham acesso facilitado a este documento. De segunda à sexta, das 7:00 às 13h, a secretaria está aberta para o público, contando atualmente com uma funcionária específica para realizar esta demanda.

Vale destacar a importância dos produtores cadastrarem seu rebanho e realizarem as vacinações obrigatórias, a fim de que as políticas públicas possam atuar de forma eficiente.