Prefeitura de Picuí inscreve produtores rurais para o Garantia Safra 2019/2020

Publicado em 06/11/2019 às 07:12

A Prefeitura de Picuí iniciou na última segunda, 04 de novembro, o processo de inscrição do Programa Garantia Safra 2019/2020, uma ação que conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, da Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
O serviço de atendimento aos produtores rurais de Picuí será distribuído em 16 localidades do município e, a partir das mesmas, as demais comunidades rurais serão contempladas. Ranieri Ferreira, secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, disse que “esperamos escrever de 900 a 1000 agricultores e agricultoras que estejam com sua Declaração de Aptidão ao Pronaf  em dia e a nossa pasta fornecerá material humano e todos os meios da logística necessários ao trabalho de atendimento aos produtores rurais interessados no Garantia Safra, tudo isso para garantir o êxito das inscrições”.
O Garantia Safra é um programa de ajuda pecuniária oferecida pelas três esferas do Poder Executivo, para cobrir prejuízos em caso de eventuais perdas da produção agrícola, geralmente ocasionadas pela falta de chuva e/ou pelo surgimento de pragas.
Para efetivar a inscrição no Garantia Safra, o interessado terá que apresentar cópias dos seguintes documentos: extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), CPF e RG do primeiro titular da DAP, comprovante de residência, além de número de telefone para contato. Uma vez efetuadas as inscrições, a relação com os nomes dos produtores rurais interessados no Garantia Safra será encaminhada à Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, em Brasília, a quem cabe a responsabilidade de definir quais dos interessados terão direito ao benefício, com base nos requisitos exigidos por aquele próprio órgão federal.
Após essa triagem, os produtores rurais a serem contemplados com o Garantia Safra receberão carnê para efetuar o pagamento de uma taxa de 17 reais, o que vai lhes garantir o recebimento do benefício, caso haja perda da safra prevista para o ano de 2020.

Confira os locais e as datas para a efetivação das inscrições:

04/11 – Distrito de Serra dos Brandões, a partir das 7 horas, no Centro Administrativo.
04/11 – Carrapateira, a partir das 13 horas, na sede do Assentamento.
05/11 – Mato Grosso, a partir das 7 horas, na sede da Associação.
05/11 – Distrito de Santa Luzia do Seridó, a partir das 13 horas, no Centro Social.
06/11 – Lagedo Grande, a partir das 7 horas, na quadra de esportes.
06/11 – Pedreiras, a partir das 13 horas, na Escola Municipal Tertuliano Pereira de Araújo.
07/11 – Gravatá, a partir das 7 horas, na Capela.
07/11 – São Francisco, a partir das 13 horas, na antiga escola.
08/11 – Lamarão, a partir das 7 horas, na sede da Associação.
08/11 – Feijão, a partir das 13 horas, na Capela.
11/11 – Urubu, a partir das 7 horas, na Capela.
11/11 – Lagoa dos Currais, a partir das 13 horas, na residência de Amadeu Procópio.
12/11 – Massapê, a partir das 7 horas, na Escola.
12/11 – Quixaba, a partir das 13 horas, na Escola.
13/11 – Olho d’Água dos Cágados, a partir das 7 horas, no Grupo Escolar.
13/11 – Águas Belas, a partir das 13 horas, na residência de Valdira.