Notícia

Prefeitura de Picuí inicia Semana do Bebê 2023

por Janderye Macedo/UNICEF Publicado em 03/10/2023 às 18:37

Na manhã desta segunda-feira (02), foi realizada a abertura da Semana do Bebê 2023 na Creche Maria Edite, localizada no bairro Francisco de Adauto. O evento reuniu servidores públicos que trabalham com a primeira infância das crianças do município como a Creche Marivalda Cassimiro e o Centro de Educação Infantil Marta Maria de Medeiros Casado.

Com a abertura voltada para apresentações dos alunos, o evento foi um sucesso e o primeiro passo para uma semana intensa de atividades que acontecerá por todo o município.

De acordo como UNICEF, a Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio das diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais. A ideia é que todos participem: governo, ONGs, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias, são mobilizados para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância.

A primeira Semana do Bebê no Brasil foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o UNICEF sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, outra iniciativa do UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.

Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar de crianças e gestantes, no aumento da oferta de consultas de pré-natal, no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, diminuição da gravidez na adolescência e no aumento dos municípios participantes que elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância. Ainda que a melhoria dos indicadores seja fruto de uma combinação de fatores, uma coisa é certa: a mobilização social, as políticas públicas e a transformação de práticas para a primeira infância são os maiores legados da Semana do Bebê.

Toda programação e cobertura estarão disponíveis nas redes da Prefeitura de Picuí, à exemplo do site, Facebook e Instagram.


Acesse as fotos aqui.



Galeria de fotos