Prefeitura de Picuí e Fecomércio Reúnem Investidores e Secretários no Lançamento do Serviço de Inspeção Municipal

por Kamylla Salusto Publicado em 24/11/2022 às 11:19

Na noite de ontem (23), a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II e a Fecomércio - PB/SESC/SENAC promoveram um Jantar Especial para empresários, investidores, secretários estaduais e secretários municipais, prefeitos dos municípios de Frei Martinho, Nova Palmeira, Baraúna e São Vicente do Seridó, e demais autoridades paraibanas, lançando oficialmente o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Na solenidade de abertura, estiveram presentes compondo a mesa de honra, o prefeito constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, o presidente da Fecomércio, Dr. Marconi Medeiros, e o deputado estadual Chió, realizando pronunciamentos importantes sobre investimentos necessários para impulsionar o desenvolvimento de Picuí e da região do Curimataú e Seridó Paraibano.

O Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, mencionou em seu pronunciamento, a relevância do Serviço de Inspeção Municipal especialmente pela qualificação do Selo Carne de Sol de Picuí, ressaltando também o papel fundamental dos empresários picuienses donos de restaurantes levarem para outros lugares o nome de Picuí e o melhor da culinária. O Prefeito também destacou a relevância dos cursos SENAC que vêm sendo desenvolvidos através do Programa Capacita Picuí, especialmente nos setores de hotelaria e gastronomia, proporcionando aos picuienses uma qualificação profissional, prezando pela valorização dos produtos de carne de sol, ressaltando também a cultura local. Com relação aos significativos investimentos em energias renováveis, o prefeito Olivânio pontuou a importância dos projetos da Casa dos Ventos, CTG e IBITU Energia, que potencializarão ainda mais o desenvolvimento de toda a região do Curimataú e Seridó Paraibano. Após o seu pronunciamento, o Prefeito assinou a Lei dará início ao Serviço de Inspeção Municipal.

O presidente da Fecomércio, Dr. Marconi Medeiros, afirmou a relevância da parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Picuí, em proporcionar para a população local a formação profissionalizante para a área comercial, intensificando o comércio local e potencializando a região, no setor econômico, ressaltando que a parceria gerará bons frutos para o futuro dos picuienses.

Os representantes investidores em energias renováveis - Casa dos Ventos, Daniel Monteiro, IBITU Energia,  Roberto Di Nardo, e a CTG, Diego, realizaram as apresentações dos estudos realizados e dos projetos de Energia Eólica e Solar para o município de Picuí, compreendendo também toda a região, mostrando os respectivos impactos, especialmente no desenvolvimento econômico, social e cultural, contribuindo significativamente com o desenvolvimento. Após as apresentações, o empresário da CAPRISU, Hélio, fez o uso da palavra destacando a importância do Serviço de Inspeção Municipal para a produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, de forma a garantir a segurança alimentar e assegurar a qualidade sanitária.

Após o momento de abertura, o Grupo de Xaxado do SENAC realizou uma apresentação cultural e foi servido o Jantar organizado pelo Chef de Cozinha, Onildo Rocha, eleito pela Revista Veja como o Chef do ano, e que assinou o cardápio do jantar regional que teve como ingrediente principal a tradicional Carne de Sol de Picuí.

Sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

É responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, de forma a garantir a segurança alimentar e assegurar a qualidade sanitária. Considerando isso, o SIM é importante por questão de saúde pública, pela qualidade sanitária e prevenção de doenças, possibilitando uma melhoria considerável na economia local, economia social e a economia cultural. Sendo assim, o Serviço de Inspeção Municipal é um passo relevante para a qualificação do selo da carne de sol de Picuí.

Programa Capacita Picuí

O programa Capacita Picuí, fruto da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal com o SENAC, promovendo a qualificação profissional da população picuiense para o mercado de trabalho e o comércio, em diversas áreas e campos de atuação, investindo nos setores de hotelaria e gastronomia. Trata-se de um dos maiores programas institucionais do município de Picuí de capacitação e profissionalização, a fim de contribuir significativamente com o desenvolvimento, especialmente na área comercial.

Nos cursos SENAC, os alunos puderam aprender a utilizar como elemento principal a carne de sol de Picuí. Foram 180 jovens capacitados para o mercado de trabalho através das unidades móveis e da carreta-escola de gastronomia do SENAC, que estacionaram na cidade de Picuí para a realização de 11 cursos e oficinas nas áreas de turismo, gastronomia e idiomas. Entre os cursos, destacam-se garçom, cozinha contemporânea, inglês aplicado a serviços turísticos e qualidade no atendimento, além de oficinas como preparação de hambúrguer e linguiça de carne de sol. Foram mais de 220 horas/aula que qualificaram e re-qualificaram profissionais com a marca SENAC de excelência para atender a demanda crescente à altura de um produto como a carne de sol de Picuí.

Confira, em primeira mão, os melhores momentos da noite de ontem (23).