Prefeito Olivânio Remígio se Reúne com Publicitária para tratar da Audiência Pública Remota sobre Projetos Eólicos

por Kamylla Salusto Publicado em 28/06/2021 às 08:43

Na tarde desta última sexta-feira (25), o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, recebeu em seu gabinete de trabalho no Centro Administrativo Municipal, a publicitária do projeto de energia eólica, Bárbara Marina.

Segundo o prefeito Olivânio, a publicitária é responsável por mobilizar municípios para realização de audiência pública sobre os impactos do projeto e Picuí terá dois pontos de apoio para acompanhamento da audiência remota, sendo um na sede do município e outro no distrito de Serra dos Brandões.

Segundo informações fornecidas pela publicitária Bárbara, os encontros serão virtuais pela plataforma Google meet e terão participações presenciais, obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos nos municípios, na prevenção à COVID-19. A audiência pública de Picuí está marcada para o dia 7 de julho de 2021.

Segundo o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Leonlene de Sousa Aguiar, será realizada a Audiência Pública Remota para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, referente à viabilidade ambiental para implantação do Complexo Eólico Currais Novos, a ser localizado na zona rural dos municípios de Currais Novos, São Tomé, Campo Redondo (no Rio Grande do Norte) e Picuí (na Paraíba) - a ser composto por 16 parques eólicos (Ventos de São Rafael 1 ao 16) com potência total de 1.016,4 MW, com 242 aerogeradores, de interesse da Ventos de São Rafael Energias Renováveis S.A., através do Processo n 2021-158633/TEC/LP-0022.

Em que a referida Audiência será realizada de forma remota através da plataforma virtual Google Meet, mediante acesso ao link meet.Google.com/xgo-schn-mtr, bem como transmitida on-line pelo canal do “IDEMA Socioambiental” do YouTube no dia 07 de julho de 2021, às 9h15min.

O evento, por sua vez, tem por finalidade expor aos interessados o conteúdo do estudo ambiental, dirimindo dúvidas e recolhendo dos presentes as críticas e sugestões a respeito do referido estudo, conforme resolução CONAMA n 01/86 e 09/87, bem como da Resolução CONAMA n 494/2020. Ressalta-se que, o Regulamento a ser utilizado no evento será disponibilizado no site do IDEMA.

Ao longo desta semana, maiores informações serão fornecidas pelo IDEMA  para conhecimento da população picuiense, acerca desta audiência pública remota, e a respectiva importância da participação dos munícipes.