Prefeito Olivânio Remígio participa de reunião com a ministra do meio ambiente Marina Silva

por Janderye Macedo Publicado em 17/09/2023 às 19:32

Durante agenda oficial em Brasília (DF), o Prefeito Olivânio Remígio esteve com a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. A reunião foi organizada pelo Deputado Estadual Chió.

De acordo com Olivânio, a reunião pautou as questões ambientais da região do semiárido e do bioma caatinga. Além disso, foram tratados assuntos como a implantação dos projetos de energias renováveis como a eólica e solar e como elas afetam o bioma em que o município está inserido.

O Secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, também participou da reunião e destacou o projeto Fábrica de Solos, como ele é desenvolvido em Picuí e como tem impacto positivo na recuperação de áreas degradadas. “Foi uma oportunidade incrível que tivemos de poder mostrar um pouco do trabalho voltado para o meio ambiente em nosso município. Além da menção honrosa que o projeto recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU)”, enfatizou Ranieri em entrevista ao jornal municipal.

PROJETO FÁBRICA DE SOLOS

O projeto é simples e de alta funcionalidade. O material orgânico é formado por podas de árvores das vias públicas e do coco verde comercializado no município. Após o recolhimento feito pela secretaria de infraestrutura, o material é encaminhado para as dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Picuí (IFPB) onde será triturado e distribuído em leras.

Durante o processo de decomposição, o material é coberto e irrigado de forma regular. Após o período de alguns meses é recolhido um adubo orgânico de alto valor nutritivo para as plantas.

Outra forma utilizada é a trituração do coco verde e enviado para áreas rurais onde farão parte de uma cobertura do solo para a preservação de água. Nessa preservação, as lavouras dos agricultores terão maior retenção de líquidos para evitar a evaporação. Assim a planta tem mais tempo de água e o consumo com irrigação é diminuído de forma significativa.