Notícia

Prefeito de Picuí participa de Audiência Pública promovida pelo IDEMA de Apresentação do Complexo Eólico Currais Novos

por Kamylla Salusto Publicado em 08/07/2021 às 08:34

Na manhã desta última quarta-feira (07), o Prefeito Olivânio Remígio esteve juntamente com o Vice Prefeito, Lucas Marques, o vereador Jean Barros e o secretário de Finanças, Márcio Renato, participando da audiência pública sobre os impactos da implantação dos parques eólicos. 
O evento aconteceu na cidade de Currais Novos e também foi transmitido, de forma virtual,  no auditório da Prefeitura de Picuí e na Igreja Nossa Senhora da Guia, no Distrito de Serra dos Brandões.
A geração de energia eólica é uma realidade no Brasil e o Rio Grande do Norte lidera a produção por meio desta fonte com 5.574,8 MW, segundo a ABEEólica, associação que representa a indústria. Sendo assim, com o objetivo de contribuir para manter o País como protagonista na geração renovável, a Ventos de São Rafael realizou esta audiência pública remota para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente à construção do Complexo Eólico Currais Novos nos cinco municípios da Área de Influência Direta (AID), quais sejam: Currais Novos, São Tomé, Lajes Pintadas, Campo Redondo (Rio Grande do Norte) e Picuí (Paraíba).
A audiência pública foi realizada on-line na plataforma virtual Google Meet e com transmissão no Youtube no canal “IDEMA Socioambiental”. Devido à pandemia da Covid-19, o evento seguiu os protocolos de segurança para prevenção do novo Coronavírus nos pontos de apoio onde vão acontecer a transmissão. 
A audiência pública teve como meta expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental, sanar dúvidas e recolher dos presentes as críticas e as sugestões sobre o estudo de viabilização do Complexo Eólico Currais Novos, de interesse da Ventos de São Rafael. 
A participação foi aberta aos moradores de Currais Novos, São Tomé, Lajes Pintadas, Campo Redondo (Rio Grande do Norte), Picuí (Paraíba) e mais oito comunidades rurais pertencentes aos municípios mencionados (lista ver das comunidades abaixo) mediante acesso ao Google Meet pelo link: meet.google.com/xgo-schn-mtr, para perguntas orais e no canal do IDEMA Socioambiental no YouTube (www.youtube.com/user/IDEMASOCIOAMBIENTAL) com espaço para perguntas e comentários escritos. 
A condução da audiência pública foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) com participação das empresas Maron Consultoria e Saberes – Planejamento e Gestão Ambiental, responsáveis pela elaboração do estudo.
Para ter acesso ao estudo, basta clicar no link http://sistemas.idema.rn.gov.br/rimas/rimas.asp e buscar por “Rima do Complexo Eólico Currais Novos”, na tabela. O documento é de domínio público. O estudo atende a resolução do CONAMA nº 01/86 e 09/87, bem como a resolução CONAMA nº 494/2020. 
O Complexo Eólico Currais Novos, denominado juridicamente como Ventos de São Rafael Energias Renováveis S.A., do grupo Casa dos Ventos, será composto por 16 parques eólicos, com potência de 1.016,4 MegaWatts, provenientes de 242 aerogeradores. 
Galeria de fotos