Picuí recebe a visita de guias de turismo e agentes de viagem no último sábado

Publicado em 16/10/2023 às 07:35

Na tarde do sábado 14, Ranieri Ferreira (secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente) e Fabiana Agra (diretora de Turismo e Meio Ambiente) receberam a equipe de turismo “Lugares Incríveis da Paraíba”, composta por seis guias de turismo e agentes de viagens. Mais cedo, a equipe foi recepcionada pelos guias locais Isaias e Sérgio – integrantes do grupo “Mochileiros da Caatinga”, que levaram os visitantes para uma visita aos sítios arqueológicos Cachoeira do Pedro e Cacimba das Cabras.

Jamar Diniz, líder do grupo, comentou acerca das visitas aos sítios arqueológicos: “Tivemos uma experiência única de conhecermos os vários painéis com gravuras e pinturas rupestres na cidade de Picuí, com os guias Isaías e Serginho, com seus conhecimentos e detalhes de explicação, sobre essas surpreendentes pinturas e gravuras e seus possíveis significados. Realmente, a visitação nesses locais é de uma beleza única e voltamos com a consciência de preservar esses patrimônios naturais”. Diniz prosseguiu comentando que “Picuí tem muito a nos mostrar e tivemos a sorte de vivenciar essas trilhas e também de saber da História da cidade. Agradecemos a Fabiana Agra e Ranieri Ferreira, por receber o Grupo Lugares Incríveis da Paraíba, com todo seu acolhimento e receptividade, e aos guias locais, que nos deram uma verdadeira aula de educação e preservação ambiental”.

Em relação à visitação que fizeram ao centro da cidade, Diniz comentou: “o Centro Histórico de Picuí é muito aconchegante e tem alguns casarios antigos e bem preservados, assim como a Igreja, bela e imponente. Picuí com certeza fará parte de nosso roteiro e vamos trabalhar para que os turistas possam conhecer e vivenciar essa incrível cidade do interior paraibano”.

Fabiana Agra, diretora de Turismo e Meio Ambiente, falou acerca da visita: “foi muito importante recebermos a equipe do Lugares Incríveis da Paraíba, pois é a partir do conhecimento das nossas potencialidades por parte daqueles que são responsáveis em divulgar, para os turistas, os melhores locais da Paraíba para se conhecer. E para coroar a visitação, levamos o grupo para a contemplação do eclipse solar anular organizada pela Prefeitura de Picuí e IFPB”, comentou Fabiana. A equipe também visitou a cidade de Nova Palmeira e, no domingo à tarde, retornou à capital paraibana.

“LUGARES INCRIVEIS DA PARAIBA” é formado por Guias de Turismo credenciados, Agentes de viagens, Estudantes de Turismo e turismólogos. O grupo atua desde fevereiro de 2021, com o objetivo de avaliar através de uma visita técnica o potencial turístico da cidade, de conhecer os aspectos históricos, geográficos, econômicos e as manifestações culturais, costumes, gastronomia e outras denominações além de desmistificar o interior da Paraíba, realizar divulgação destes locais, criar roteiros e pacotes turísticos para levar os turistas para conhecer as cidades visitadas.