Rejane Miranda, Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Picuí, está participando, de quarta, 12, até a sexta-feira, 14, do 2º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social, em Brasília. O evento reúne gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de todo o país, para debater o aprimoramento da gestão financeira da Assistência Social.
Entre outros assuntos da programação, estão a estrutura do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a mudança de algumas portarias, o lançamento do estudo sobre o custo da Proteção Social Básica junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e assinatura de parceria para novos estudos.
Outras pautas são: o lançamento do Calendário do Fundo Nacional de Assistência Social pelo Brasil 2025, a assinatura do “Termo de Compromisso com os Estados para realização do FNAS pelo Brasil”; o novo sistema de prestação de contas AgilizaSuas e ainda uma orientação sobre as novas portarias no financiamento do Suas.
Nesta quinta-feira (13/02), o prefeito Ranieri Ferreira e o vice Patrício Dantas também participaram do encontro voltado para os fundos de Assistência Social.
Rejane Miranda observa que a participação no evento é importante porque o Encontro discute principalmente o financiamento da Assistência Social nos territórios: “Nesse momento, Estados e municípios estão sendo instados a pensar como deve acontecer o financiamento da Assistência Social, com as especificidades de cada localidade”, ressaltou.
A secretária de Assistência Social de Picuí faz parte da comitiva do prefeito Ranieri Ferreira, e desde a última segunda participa de uma extensa agenda voltada para os gestores sociais, inclusive dentro da programação do “Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas”.