A cidade de João Pessoa sediou, nos dias 15 e 16 de outubro, a Oficina do Projeto de Articulação das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no Fórum Maximiano Figueiredo, sede da Justiça do Trabalho.
O evento proporcionou dois dias de intensos debates, com uma ampla participação e contribuições enriquecedoras dos presentes. Representantes de João Pessoa (1ª Macro), Campina Grande (2ª Macro), Patos (3ª Macro) e de mais de 30 municípios estiveram reunidos para definir metas, objetivos, diretrizes e propostas a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em agosto de 2025, em Brasília.
O município de Picuí/PB foi representado por Vanuza Oliver, referência técnica municipal da Vigilância em Saúde do Trabalhador e conselheira municipal de Saúde, e Airy Ysmênia, presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora da Vigilância em Saúde do município. Ambas participaram de maneira ativa nas discussões, oferecendo valiosas contribuições, especialmente no que tange à implantação da CISTT em Picuí.
O Projeto visa a inserção e/ou fortalecimento da temática da Saúde do Trabalhador e a ampliação do número de Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) nos Conselhos de Saúde, bem como, reestruturar e fortalecer o protagonismo das CISTT já existentes nos territórios. Esse processo preconizará também a implementação das ações na Política Nacional de Vigilância em Saúde – PNVS e na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT.
A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que zelam ou tem interface com a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador.